04 junho, 2019

À terça - Imagens e palavras: "silêncio"







"... é mais fácil falarmos em silêncio se nos falta 
o que dizer."


Afonso Reis Cabral, escritor português (1990-), in “Pão de Açúcar”, Ed. D. Quixote, 2018
(Foto da net.)

16 comentários:

  1. Profundo e lindo! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. O poeta é um persistente desafiador de silêncios. Silêncios habitados por todos os gritos por todas as águas, por todas as sedes por todas as palavras… Afonso Reis Cabral sabe do que fala...
    Um dia bom. Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  3. "TODA A VIDA"!
    Aqui usamos muito isso, que quer dizer 'sem nenhuma dúvida!' Apenas um abraço bem apertadinho e comovido é o melhor para, por exemplo, num velório. Dizer o quê, diante de tamanho sofrimento? Esse é um dos exemplos, mas há vários. Até parabéns se escuta nas horas erradas.
    Beijos, querida!

    ResponderEliminar
  4. Em silêncio absoluto, digo que o AFONSO REIS CABRAL é o jovem escritor mais prometedor no meio literário português:-*:-*

    ResponderEliminar
  5. E às vezes diz-se tanto com um silêncio.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Querida Teresa, fiquei sem palavras quando ouvi a noticia da morte de Agustina. A idade avançada já previa que a não teriamos por muito tempo , mas fica sempre um vazio quando se vai uma pessoa que tanto dignifica Portugal com as suas obras. Quanto a frase de hoje, é a pura verdade que mais vale silenciar do que dizer disparates e concordo com a Tais, quando fala em situações em que o silêncio e um abraço dizem tudo o que estamos a sentir no momento. Procuro fazer isso quando sei que tudo o que disser vai atrapalhar muito mais do que simplesmente calar. Sabes, lembro sempre de uma grande amiga minha que perdeu um filhinho com quatro anos de idade: estive no velório e não fui capaz de falar com ela; eramos vizinhas e sempre a apoiei muito, mas naquele momento a dor era tão grande que, eu sabia que o unico consolo era ficar junto ao filho acarciando-lhe o rostinho: depois de tudo passar contou-me que uma senhora foi junto dela e disse" agora tem um anjinho a rezar por ti lá no céu"
    Disse-me a chorar que ficou chocada, pois queria o anjinho aqui junto dela e não no céu a rezar. Há muitos casos destes, Teresa, infelizmente . Temos que ter sensatez bastante para sabermos que há momentos certos para falar e outros em que é necessário silenciar e, se possivel, abraçar. No comecar de novo o tema é " não calar ", mas até nestes casos há que terr a tal sensatez no uso das palavras.. Querida amiga, deixo-te aquele abraço bem apertadinho carregadinho de amizade e de beijinhos
    Emilia

    ResponderEliminar
  7. Até no Direito o silêncio é um meio de declaração.
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga Teresa saudade e mais saudade, depois desta pausa dolorida, estou voltando num ritmo mais lento, porem feliz por poder recomeçar.

    O silêncio é bem vindo, aprende-se mais ouvindo do que falando.
    Beijinhos, e beijinhos
    Léah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom querida Léah, que bom é vê-la de volta.
      Deus deu-nos dois olhos, dois ouvidos e apenas uma boca, para (diz o povo sábio) vermos e ouvirmos mais e falarmos menos.
      Lamentavelmente, há bocas enormes e sujas peritas na arte de falar da vida alheia e expelir maledicência, inveja, ódio. Vade retro!
      Beijo, querida amiga.

      Eliminar
  9. Olá Teresa querida


    Super verdadeiro.


    Beijos
    Ani

    ResponderEliminar
  10. Li O Meu Irmão deste autor e gostei.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  11. Querida Teresa

    Eis uma grande verdade. Manter o silêncio quando não há nada de relevante para dizer, é uma arte.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  12. O que o silêncio fala me parece bem mais verdadeiro.
    Um abraço, Teresa!

    ResponderEliminar