05 abril, 2019

Viajando e aprendendo: Estados Unidos da América e Canadá (1)


"Viajar é mudar o cenário da solidão."
Mário Quintana, poeta brasileiro (1906-94)

Em 1999 viajámos para os Estados Unidos da América (Nova Iorque, Washington, Williamsport) e Canadá (Niagara Falls, Welland, Toronto, Ottawa, Quebec, Montreal), integrados num grupo de 41 pessoas. À partida de Lisboa não conhecíamos ninguém. No regresso já todos éramos amigos de longa data. Foi um grupo especial. Nem o "grupo especial" da China o bateu!
Após pouco mais de 8 horas de voo, aterrámos no Aeroporto Internacional J.F. Kennedy , Nova Iorque, e juntou-se ao grupo uma guia (fluente em espanhol) e um motorista, ambos canadianos. De 41 o grupo passou a 43 e juntos percorremos várias centenas de quilómetros, num autocarro canadiano, claro!
Seguimos para o hotel, no centro de Manhattan. Depois da distribuição de quartos a guia deu-nos 15 minutos e logo saímos para uma curta caminhada surpresa.
Em grupo, caminhámos pela 5ª Avenida, chegámos ao mítico Empire State Building, subimos ao topo dos 102 andares e na plataforma de observação, com um raio de visão de 360º, observámos um impressionante pôr-do-sol sobre Nova Iorque. Aquela vista insuperável, que me molhou os olhos e quase me tirou o fôlego, ficou gravada na minha memória. (Fotos só tenho uma, no átrio do edifício. A máquina fotográfica levei-a comigo, mas o rolo ficou no hotel...).
No dia seguinte, por ser perto do hotel iniciámos a visita à cidade pela St. Patrick’s Cathedral (templo católico estilo neogótico), dali caminhámos até Rockefeller Centre (importante complexo de negócios, localizado no centro de Manhattan), continuámos caminhando até ao edifício da ONU (apenas vimos por fora), e ao Grand Central Terminal (impressionante terminal ferroviário, com um hall «Vanderbilt Hall» com mais de 1.100 metros quadrados e tecto decorado com belíssimas pinturas astronómicas), passámos pela Wall Street (rua do Distrito Financeiro da cidade onde se localiza a Bolsa de Valores, a mais importante do mundo), passeámos no Central Park (o simbólico parque urbano de Nova Iorque de mais de 340 hectares, com lagos artificiais, cascatas, monumentos, memoriais, restaurantes, etc., etc.).
Ao fim da tarde a guia deu-nos a escolher: visita às Torres Gémeas ou viagem de ferry até à Staten Island (um dos cinco distritos da cidade), com aproximação à Estátua da Liberdade. Nós ficámos no grupo que optou pela viagem de ferry nas águas do rio Hudson para dali admirarmos a Estátua da Liberdade e os arranha-céus de Manhattan banhados por um belíssimo pôr-do-sol.
À noite caminhámos por Chinatown (bairro no Lower East Side com a maior comunidade de chineses, fora do oriente), Times Square (um dos principais pontos turísticos de Manhattan) e Broadway (avenida famosa pelos seus 43 teatros).
(Não, eu não subi às Torres Gémeas... estive lá perto... preferi a magnífica panorâmica de  Manhattan vista do rio, uma experiência fantástica!)
Na manhã do dia seguinte caminhámos sem destino pelas ruas de Manhattan e tentámos o impossível: caminhar nos passeios olhando o topo dos arranha-céus; contar os táxis amarelos que passavam por nós (centenas, colados uns aos outros); descobrir porque caminhava apressada toda a gente; admirar mulheres elegantemente vestidas e com ténis (os sapatos vão na carteira ou estão na gaveta da secretária, dizia a guia).
Visitar Nova Iorque, a cidade mais densamente povoada dos Estados Unidos da América, a cidade com a maior diversidade linguística do mundo, a cidade que nunca dorme, foi uma experiência inolvidável!
E chegou o dia da partida  para Washington.

Washington D.C. (Washington em homenagem ao Presidente George Washington , D.C. abreviatura de District of Columbia), é a capital e o distrito federal dos Estados Unidos da América.
Situada no leste do país, na margem norte do Rio Potomac e em terras doadas pelos estados de Maryland e Virginia, Washington D.C., com uma população de pouco mais de 700 mil habitantes, é a sede do governo dos Estados Unidos. É  lá que estão sediadas diversas instituições nacionais e internacionais como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização dos Estados Americanos.
Tínhamos dois dias para visitar uma cidade repleta de monumentos históricos, edifícios governamentais, universidades, museus. Começámos pela White House (Casa Branca), a residência oficial e gabinete executivo do Presidente dos Estados Unidos, um imponente edifício de arenito esbranquiçado, no estilo georgiano; Capitol Hill, local onde se concentra o poder político dos Estados Unidos: Capitol (Capitólio) onde funciona o senado e a câmara dos deputados, a Library of Congress (Biblioteca do Congresso), a maior biblioteca do mundo; a sede da Suprema Corte, principal órgão judicial dos Estados Unidos; Lincoln Memorial, onde numa das três câmaras se encontra a imponente estátua de Abraham Lincoln, 16º Presidente dos Estados Unidos, que aboliu a escravidão no país; Washington Monument, um obelisco com 169 metros de altura localizado no centro do Constitution Gardens, memorial a George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos.

Visitámos ainda o Vietnam Veterans Memorial, tributo aos soldados que combateram na Guerra do Vietnam, construído em 1982 e constituído por três partes distintas: Three Soldiers Statue (representado por três soldados : um branco, um negro, um hispânico), Vietnam Womens’s Memorial (tributo às mulheres falecidas na guerra), Vietnam Veteran’s Memorial Wall (muro-memorial aos veteranos da guerra); 
Korean War Veterans Memorial
Arlington National Cemetery, o cemitério militar dos Estados Unidos); 
Washington CathedralThe George Washington University (fundada em 1821).
E adeus Washington, chegou a hora de arrancar para Niagara Falls (Cataratas do Niágara).  Mas, antes de lá chegarmos, almoçámos numa aldeia Amish (encantadora) e dormimos em Williamsport, pequena cidade localizada no estado de Pensilvânia.
Eu com um guarda florestal, no Vietnam Veterans Memorial.

Continua...
Mais fotos (muitas) aqui.

21 comentários:

  1. Sobre NY quase revi na íntegra as fotos de meu filho na sua viagem lembrando o que contou ao mostrá-las. Do resto, à parte o que os filmes mostram, foi novidade.
    Obrigada. E bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  2. Um passeio que nunca vai esquecer!
    Conheço Nova Iorque e Niagara, claro! Nunca fui a Washington. Mas antes de lá ir quero passear por Chicago... mais perto.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Ahhh... que maravilha pisar nessa 'potência mundial', amiga! Digo que valeu muito e agora, generosamente, divides conosco! Fizeste uma matéria ótima, explicativa e as fotos ficaram sensacionais. Também vi o resto das fotos no outro blog.
    O casal está ótimo, alegre, e tu muito lindinha. Dei um zoom para vê-las em tamanho maior.
    Adoro viajar contigo, aguardarei muito mais, vai soltado tuas viagens aqui no Rol. Tua foto na Casa Branca ficará histórica, muito charme.

    Grande Beijo, querida amiga!
    (Deixo o 'abraço apertadinho' pra nossa querida Emília - sua marca registrada aqui no Rol, rss.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, esqueci de comentar a tua escolha, à ótima citação de Mario Quintana, ele era assim, dizia tudo o que pensava e nada escapava. Ele morava aqui, em Porto Alegre.

      "Viajar é mudar o cenário da solidão."

      Como saíamos... voltamos! Com uma boa bagagem cultural, sem dúvidas, mas a mesma pessoa, sem mudanças! Isso que ele quis dizer.
      beijinho.

      Eliminar
    2. Obrigada, Tais e já agora, aproveito a oportunidade para te retribuir o " abraço apertadinho " , de amizade carregadinho e deixar um outro, muito, muito, muito apertadinho a4 Teresa por me ter dado " carona " para esta magnífica viagem. Gostei muito de tudo, Teresa e, escondidinha nas tuas malas la fui eu conhecer coisas totalmemente desconhecidas para mim; so as conhecia de nome, claro, mas agora, graças à minha grande Amiga, conheço
      muito mais. Desde que os meus pais deixaram de vir a Portugal, dada a idade, ( o meu pai já partiu ), senti-me na obrigação de lá ir todos os anos e assim tenho feito; isto impede-me de viajar para outros lados; agora em Agosto lá irei para passar um mês com a minha mãe; adoro viajar e o meu marido também, mas primeiro está a minha mãe que precisa de mim e eu dela. Esta viagem, Teresa é uma das que gostaria de fazer se a vida me der tempo para isso, se não der...paciência; como se costuma dizer " primeiro está a obrigação, depois a
      devoção " . Teresa querida, obrigada pela boleia e além do abraço que deixei acima, fica um montão de beijinhos de boa noite
      Emília

      Eliminar
    3. Esqueci-me de dizer que estás linda e o Carlos ( errei o nome ?...) também. Fazem um belo par
      Até. ...
      Emilia

      Eliminar
  4. Viajar é alargar os nossos horizontes e como sabe tão bem conhecer novas realidades.
    Só conheço Nova York, estive lá em 2016 e adorei.
    Através das fotografias relembramos e embora seja virtualmente, voltamos a viajar. Lindas fotografias.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Queridas amigas, as fotos estão em papel e aos serem digitalizados perderam qualidade.
    Eram outros tempos...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Não me importava nada de dar umas voltinhas por esses lados.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Mário Qintana disse quase tudo o que é preciso sobre o que é viajar. Que maravilha, minha Amiga Teresa! Vê-se pelas fotografias como estás descontraída e feliz por visitares todos os lugares maravilhosos que partilhas aqui. Obrigada.
    Uma grande beijo.

    ResponderEliminar
  8. Gostei da postagem porque, sem nunca ter excursionado para os US,
    conheço muito bem todos os lugares citados, por via audiovidual,
    com exceção dos cemitérios.
    Bem sei que sentir é outra coisa... os meus parabéns.
    Há vinte anos foi tempo de universidades na minha casa...
    Abraço grande, Teresa.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  9. Tudo lindo, amei olhar...
    beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  10. Talvez um dia ainda visite Nova Iorque. Era uma cidade que gostaria de visitar !

    ResponderEliminar
  11. Teresa, bom dia.
    Viajar é uma delícia e
    registrar é um ato de amor
    para com aqueles que não puderem
    ir, mas que através dos registros
    sentirão a nossa emoção.
    Adorei fazer essa linda
    viagem por seu intermédio querida!
    Bjins de domingo
    CatiahoiAlc.

    ResponderEliminar
  12. Bonito post as fotos sao bonitas bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda, Isa!
      Já espreitei o seu cantinho de guloseimas. Gostei!
      Beijo, boa semana.

      Eliminar
  13. Boa noite, Teresa!
    Esta tua ótima postagem começa com esse pensamento de Mário Quintana, que estou conhecendo agora, por ti, querida amiga, que diz: "Viajar é mudar o cenário da solidão." Mas, esta frase é apenas o começo desta tua edição, que mostra muito da tua viagem com o teu marido, em 1999 aos Estados Unidos da América e ao Canadá. Vi que vocês visitaram várias cidades desses países juntos a grupos de pessoas, o que certamente torna o passeio bem mais divertido. Como sempre gostei de "Crônicas de Viagem", com esta tua crônica não foi diferente. Tudo foi contado de uma maneira especial, com a riqueza das fotos tiradas nessa viagem. No final da postagem tem a foto do casal, deixando o leitor mais próximo de ti, que é a cronista da viagem. Gostei muito, parabéns!
    Uma excelente semana, Teresa!
    Um beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário, querido amigo Pedro.
      Esclareço que na última foto não estou com o Carlos mas com um guarda do parque que visitávamos, um americano enorme e super simpático. Eu e o maridão estamos mais acima.
      Beijo, boa semana.

      Eliminar
  14. Dos Estados Unidos conheço São Francisco e Los Angeles.
    Do Canadá, onde vive uma cunhada minha, ainda só a lindíssima Vancouver.
    Este ano está programada uma viagem a Nova Iorque,
    sabe-se lá se com uma saltada ao Canadá...
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar
  15. OI TERESA!
    UMA VIAGEM PARA NÃO ESQUECER NUNCA.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Boa noite, Teresa

    Estive a ler com muito prazer esta tua crónica sobre a viagem aos USA. Adorei a descrição, os pormenores, as fotos, tudo.
    Muito obrigada, minha amiga.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar