07 dezembro, 2018

NATAL em Lisboa


HORA DE NATAL
É a hora em que os mármores
no silêncio das criptas
de repente se abraçam
e se tornam de argila

É a hora em que as máscaras
se desfazem no íntimo
de quem se acostumara
a trazê-las consigo
É a hora em que as pálpebras
já não mais necessitam
de manter-se crispadas
ante visões iníquas

É a hora em que as lágrimas
incendeiam os livros
que sem as suas asas
haviam sido escritos
É a hora em que as lápides
sucumbem ao delírio
de não lembrar massacres
nem celebrar suplícios

É a hora em que as pávidas
madrugadas se exilam
em que as noites e as tardes
são manhãs definidas
É a hora em que as pátrias
já não têm limites
É a hora em que as grades
de ser grades desistem

É a hora em que as almas
entre si comunicam
É a hora que falta
no relógio da vida

Poema de David Mourão-Ferreira, in "Obra poética 1948-1988", Ed. Presença, 1988
(Fotos da net.)

13 comentários:

  1. Que fotos maravilhosas. Lisboa a mais bela cidade da Europa!!! E o seu poeta distinto!

    ResponderEliminar
  2. Querida,
    Essa é uma é´poca linda.
    Encantada com sua postagem.
    Amo vir aqui com calma e em paz
    como estou nesse momento.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci de convida-la para conhecer meu blog
      de frases, por isso voltei
      https://frasesemreflexos.blogspot.com/

      Eliminar
  3. Lindo poema, muito bem trazido! Bjs chica

    ResponderEliminar
  4. Lindo este poema, lindas as iluminações nas cidades, muito mais lindos os corações dos homens nesta época do ano. Famalicão esta um encanto e por todo o lado se vê rostinhos felizes com os trenzinhos do pai natal, passeando-os pela cidade. Pena que todo este encanto passe , logo que as luzinhas se apaguem; como num passe de mágica, o coração dos homens se endurece, o sorriso se apaga dos rostinho das crianças e a triste realidade volta a trisre realidade volta à vida de todos nós. Para muitos, Teresa, o Natal é uma época muito triste, porque na mesa já começa a haver lugares vazios que nunca serão ocupados, mesmo que a familia tenha crescido; este ano a minha mesa vai estar incompleta, a ceia vai ser mais triste apesar da vida ter-me dado um presente maravilhoso. É assim...umas luzinhas se acendem, enquanto outras se apagam e temos de aceitar esse facto da melhor maneira possivel para que alguma alegria esteja presente nesse dia tão especial. Amiga, que o Natal de Lisboa te ajude a suportar as ausências, pois há quem precise muito da tua alegria. Vou fazer o mesmo, podes crer. Sei que a minha mãe vai ter quem a ajude a suportar a falta do companheiro de uma vida, pois o meu filho e netos vão passar o Natal com ela e eu, sabendo-a feliz fico muito contente com a atitude dele e da minha nora. Eu fico bem,com a familia do meu marido e curtindo o primeiro natal da Beatriz, Espero que tenhas as tuas pricesinhas contigo, pois o Natal sem as ccrianças não tem a mesma magia. Um abraço bem apertadinho e obrigada pela partilha deste belo poema que não conhecia. Boa noite, amiga!
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília!
      Mais uma vez me emocionaste, amiga.
      Recordar os Natais mágicos passados com TODA a família, sara saudades.
      Fico feliz sabendo-te feliz junto da Beatriz.
      Este ano aqui tudo será menos feliz: a minha filha estará muito longe, as minhas princezinhas, que este ano passariam aqui comigo o fim de ano, não virão devido a afazeres dos papás. Por isto tudo, a tristeza me tolhe e me faz recusar até convites para sair da minha casa.
      Em 2019 tudo será melhor... se Deus assim quiser!
      Beijo, querida amiga.

      Eliminar
  5. A tua postagem ficou esplêndida... quer visual, quer espiritualmente.
    A iluminação do Terreiro do Paço costuma inspirar-me, mas desta vez, parti para o Vaticano.
    Dias de paz e emoção num espírito de Natal bem vivido.
    Abraço cordial, Teresa.
    ~~~

    ResponderEliminar
  6. Entrou no meu coração o poema do David. "É a hora em que as lágrimas
    incendeiam os livros"... Porque também choramos com saudades dos poetas…
    Excelente, Lisboa, assim iluminada. Uma maravilha! É a hora de entramos dentro de nós para encontrarmos os outros…
    Um grande beijo, Teresa minha Amiga.

    ResponderEliminar
  7. Maravilhoso este poema. Não conhecia o autor e vi que morreu cedo, aos 40 anos... É escreveu tão bem sobre o silêncio e a libertação que a morte traz. Belas imagens Teresa!

    ResponderEliminar
  8. O Natal, o meu dia favorito do ano inteiro. Espero por ele com mais ânsia que as crianças! Sou a primeira a fazer a árvore, em Outubro já começo a pensar nos presentes que vou fazer...sim, fazê-los! Compro alguns miminhos (nada muito dispendioso e sempre com muito cuidado para que espelhe exatamente a pessoa a quem pretendo dar um bocadinho de amor) mas gosto especialmente de dedicar tempo a fazer presentes... porque o Natal acho que é isso.. tempo... uma altura de pararmos para agradecer e dedicar tempo aos nossos... tempo à mesa, tempo na cozinha, tempo para vermos o circo, tempo para passearmos pela cidade a ver as luzes e a registar o momento para a posteridade... E que bonitas ficam as nossas cidades assim iluminadas! Não há nada que me deixe mais comovida que a luz do Natal, sobretudo a que emana das pessoas! Belas fotos e belo poema :)

    Beijinhos,

    Daniela

    ResponderEliminar
  9. Poema gostoso de ler e pensar, e as fotos lindas, pena que quando conheci Lisboa era um tempo longe do Natal.
    Quase chegando a data que mais amo durante o ano.
    Por aqui em casa é sempre muito alegre, com a família e alguns amigos.
    Desejo que seu natal seja pleno de paz, saúde e alegria.
    Beijinhos querida amiga.
    Léah

    ResponderEliminar
  10. As decorações são muito bonitas.
    Por aqui também.
    Beijos, boa semana

    ResponderEliminar
  11. O viajar natalino! É uma festa mágica, maravilhosa que nos reporta à infância, à família de origem, sempre. É um pedacinho de paraíso que ameniza as agruras da vida. Um descanso necessário para a alma e para os olhos.
    Belíssimas fotos, amiga!
    beijinho.

    ResponderEliminar