19 outubro, 2018

Viajando e aprendendo: Chile, Argentina, Patagónia

“Os olhos têm de viajar.”
Diana Veeland, francesa, ícone da moda internacional (1903-89)

Em 2004 o destino de férias foi na América Latina: Chile (Santiago do Chile, Valparaíso e Vina del Mar); Argentina (Buenos Aires) e Patagónia (El Calafate - Glaciar Perito Moreno.)
Chile, com cerca de 757.000 km2 de superfície e 15 milhões de habitantes, ocupa uma longa e estreita faixa costeira encaixada entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. Faz fronteira a norte com o Peru, a nordeste com a Bolívia, a leste com a Argentina e a Passagem de Drake, a ponta mais meridional do país. O oceano Pacífico forma toda a fronteira oeste do país, com um litoral que se estende por 6.435 quilómetros.
Do seu território faz ainda parte a Ilha de Páscoa e a Ilha Sala y Gómez, as ilhas do leste da Polinésia, que incorporou ao seu território em 1888, e a Ilha Robinson Crusoe, a mais de 600 quilómetros do continente, no Arquipélago Juan Fernández.
O clima é variado, seco  no deserto o Atacama, no norte do país, mediterrânico no centro, e alpino propenso a neve no sul, com geleiras, fiordes e lagos.
Santiago do Chile, a capital e maior cidade chilena, tem pouco mais de 5 milhões de habitantes. Foi fundada pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia, em 1541, num vale designado “vale central”.
Sempre debaixo de uma irritante chuva miudinha caminhámos pelo centro histórico, conhecemos o Palácio La Moneda (sede do governo), a Plaza das Armas, a imponente Catedral Metropolitana de Santiago, o Museu Histórico Nacional.
Fomos a Valparaíso, a cidade portuária conhecida pelas casas coloridas nas colinas íngremes e claro, andámos de funicular.
Numa das colinas visitámos a casa-museu de Pablo Neruda, donde se avista o Pacífico. Lamentavelmente, ou talvez não, era proibido fotografar o interior da peculiar casa.
A Argentina é o segundo maior país da América do Sul, constituída por uma federação de 23 províncias e uma cidade autónoma, Buenos Aires. É o oitavo maior país do mundo em área territorial, o maior entre as nações de língua espanhola e o quarto maior da América (depois de Canadá, Estados Unidos e Brasil).
A área continental da Argentina situa-se entre a Cordilheira dos Andes a oeste e o Oceano Atlântico, a leste. Faz fronteira com Paraguai e Bolívia ao norte, Brasil e Uruguai a nordeste e com o Chile a oeste e sul. A sua superfície total legal é de 3 745 247 km², dos quais 2 780 400 km² correspondem ao continente americano e 964 847 km² ao continente antárctico.
O seu território divide-se em três partes distintas: as planícies férteis das Pampas no norte do país, que são o centro da riqueza agrícola da Argentina, o planalto da Patagónia ao sul até à Terra do Fogo, e a escarpada cordilheira dos Andes ao longo da fronteira ocidental com o Chile, cujo ponto mais elevado é o monte Aconcágua, com 6 960 m de altura.
Buenos Aires é a capital e maior cidade da Argentina (200 km2), com cerca de 13 milhões de habitantes. 
Uma cidade lindíssima localizada na costa ocidental do estuário do Rio da Prata, grande, plana, que convida a longas caminhadas. Foi o que fizemos, tranquilamente, depois de visitarmos, com um guia local, as zonas mais turísticas: a Plaza de Mayo (lugar de manifestações populares) e seus arredores, a Avenidade de Mayo; a Plaza del Congresso; a Casa do Gobierno, também chamada Casa Rosada, sede da presidência do governo (um imponente edifício do século XIX), o Congresso Nacional, a Catedral Metropolitana (o templo católico mais importante da cidade).
Destaco a emocionante visita guiada, com a duração de uma hora, ao majestoso Teatro Colón, cuja acústica é considerada a melhor do mundo. Vimos TUDO, desde a grande e bela sala principal à cave, onde estão localizadas as oficinas dos cenários, adereços, vestuário,  sapataria, cabeleiras, etc., etc.
Nas ruas, aqui e ali, de dia e de noite, exímios bailarinos de tango encantam os transeuntes.
Saí de lá com uma vontade enorme de aprender aquela dança sensual. Nunca o fiz!
No centro da cidade há uma enorme oferta de restaurantes, churrascarias e tascas para todos os gostos e bolsos. Comemos o tradicional assado crioulo e comprovo: a carne argentina é fabulosa!
Festejámos o meu aniversário num sítio lindo, lindo,  onde jantámos e assistimos a um belíssimo espectáculo de Tango.
Asseguro: Buenos Aires é a capital do tango e da boa carne!
Sobre compras, por todo o lado se veem lojas com uma grande variedade de produtos de couro, prata, artesanato e muito mais, com TUDO a preços acessíveis. Uma tentação! Fazer compras em Buenos Aires foi (é, certamente!) bom demais.
Sobre diversão a oferta é grande: exposições, feiras (ao fim-de-semana), teatros, museus, espectáculos de tango, intensa vida nocturna.
Acontece que a viagem tinha de continuar. A Patagónia chamava-nos e lá voámos nós para El Calafate, na Patagónia.
A Patagónia é uma região situada no extremo sul do continente americano, conhecida como Região de Magalhães e que compreende o sul da Argentina e o sul do Chile.
A região mais meridional do continente é conhecida como Terra do Fogo (Tierra del Fuego). Nessa região está localizada a cidade mais austral do planeta, Ushuaia, conhecida como "a terra do fim do mundo".
El Calafate é uma pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, Argentina, próximo da fronteira com o Chile, com aproximadamente 5.500 habitantes, um aeroporto moderno e hotéis de qualidade e enorme conforto.
O clima é frio, com média anual de sete graus, temperaturas máximas de treze graus e mínimas de dez abaixo de zero.
Ali, o frio é "frio", mas suportável. Convida aos afectos e afagos da alma.
El Calafate é a cidade mais próxima do Parque Nacional dos Glaciares, a cerca de 80 quilómetros, onde se localiza a maior geleira em extensão horizontal do mundo: Glaciar Perito Moreno, com 5 km de largura e 60 m de altura acima da superfície da água do lago.
Devido ao seu tamanho e acessibilidade, Perito Moreno é uma das principais atracções turísticas da Patagónia argentina. Um colosso!
Três dias depois de vários e agradáveis passeios (recusei caminhar sobre o glaciar e sobrevoá-lo de avioneta) e de uma emocionante visita a uma herdade onde vi pela primeira vez ovelhas a serem tosquiadas e comi o melhor dos melhores churrascos de carne,  voltámos a Buenos Aires, e ao mesmo hotel, desta vez lotado de turistas brasileiros que "tinham fugido" de um fim-de-semana prolongado no Brasil.
Numa das longas caminhadas pela cidade fomos dar ao mítico Estádio do Boca Juniors (La Bombonera).  Desilusão! O estádio nesse dia estava encerrado.
O Carlos ficou triste mas eu... diverti-me entrando e saindo das muitas lojas de lembrancinhas foleiras,  fotografando e deixando-me fotografar no extravagante Bairro La Boca.
Esta foi mais uma viagem fantástica e inesquecível.
Gostei muito de Buenos Aires, uma cidade incrivelmente cativante.
Apesar das marcas, ainda bem visíveis em 2004 , da crise económica e política de 2001, mostrava orgulhosa toda a sua beleza e alegria.
Recomendo!

Mais fotos aqui.
(As fotos, de pouca qualidade, são digitalizações de fotos em papel. Eram outros tempos...)

23 comentários:

  1. Imagino que tenha sido maravilhoso!!! Bj

    ResponderEliminar
  2. Bem mostrada mais essa viagem.Viajar sempre é bom! Gostei de ver! beijos, chica e lindo fds!

    ResponderEliminar
  3. Uma zona para onde ainda não fomos.
    Mas está em lista.
    Bjs, bfds

    ResponderEliminar
  4. " Os meus olhos têm viajado pouco, " Teresa, pelas m7nhas idas ao Brasil todos os anos, mas, já conheco Buenos Aires, cidade muito, muito interessante onde assisti a um espectáculo de tango muito bom. Mas, o que mais me fascinou foi Mendonza, uma cidade diferente, onde existem as maiores produções de vinho. Adorei esta cidadezinha com particularidades únicas, pelo menos para mim. Teresa, escrevi-te uma cartinha, mas sabia que andavas ocupada e que não irias facilmente à caixa do correio, por isso não estranhei a falta de resposta. Os carteiros as vezes põem a correspondência em lugar errado e por isso te pergunto, mas não te preocupes; mandarei outra, se for o caso. Deixo-te um abrac apertadinho com os votos de que estejas bem, apesar das saudades. Até. ..
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Emília!
      Um cartinha? Uma cartinha em papel?
      Amiga, há séculos que não recebo uma carta em papel.E eu que tanto gosto delas...
      Já descobri o mail e já te respondi. Desculpa o atraso.
      Mendonza, onde existem as maiores produções de vinho, hum, o Carlos não vai gostar de saber o que perdeu.
      Já agora, provei, claro, o vinho Argentino e gostei, mas prefiro os nossos alentejano (1º) e duriense (2º). Sou um "zero" em vinhos... mas provo!
      Abracinhos apertadinhos, querida amiga.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  5. Teresa,
    Viajar é sempre uma
    maravilhosa janela para melhor viver.
    Eu e meu esposo viajamos bastante, mas
    com o nascimento da nossa segunda neta
    demos uma diminuída para ajudar aos pais e para
    acompanhar o crescimento dela, pois da 1a neta
    não tivemos essa oportunidade do nascimento aos 4 anos.
    Mas agora Alice já segue para os 2 anos e esta firme
    e voltaremos a nossas viagens constantes logo
    em dezembro desse 2018.
    Quanto sua publicação: viajei com você
    em palavras e imagens.
    Muito grata.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  6. Que linda postagem, Teresa! Fomos há muitos anos, com meus pais, um casal amigo e nossos filhos ainda pequenos. Fomos de carro, cada um no seu. Mas não termina nunca, é uma reta!! Pareceu que passaríamos a vida na estrada. Não descobri até hoje o porquê não fomos todos de avião. Chegamos no Uruguai, lindo também, Montevidéu muito parecida com Porto Alegre. Foi um encanto. Frio...frio!!! Nunca tinha sentido tanto frio. Foi ótima viajem, pois pegamos os dois países. Tuas fotos estão maravilhosas, e a narrativa também.
    Amiga... não será mais fácil dizer onde 'não tiveste'? rsss Olha quantas recordações, quanto saber, quanta vivência adquirida...
    Adorei, sabes disso.
    Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tais!
      Ainda há tantos, tantos lugares onde gostava de ir, gostava!
      Uns mais longe, outros mais perto. Portugal, por exemplo, quanto me falta ver... Quando passo por "Os olhares da Gracinha", sinto-me estúpida por tão pouco conhecer do meu país.
      Haja saúde... o que vier virá, de carro ou de avião a mala está sempre à mão.
      Beijo, amiga, bom domingo.

      Eliminar
  7. Grande viagem, Teresa!
    Por lugares que muito estimo e têm merecido
    a minha curiosidade e admiração...
    A literatura de PNeruda, Isabel Allende,
    Luís Sepúlveda, JLBorges fala-nos
    amplamente destes lugares que sempre
    recordo com prazer.
    Òtimo domingo.
    Abraço Grande.
    ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Majo!
      Referiste Isabel Allende e eu lembrei-me de um livro dela que li logo depois desta viagem "O meu país inventado", que tem o Chile como personagem principal. É uma espécie de livro de memórias, relatos da sua infância no país onde não nasceu (nasceu no Peru), mas considera como pátria.
      Foi um deleite esta leitura pois ao mesmo tempo que lia sobre Santiago do Chile eu via-me andando pelas ruas da cidade, quase "dentro" das histórias que ela vai contando, como só ela sabe contar.
      Escrevi sobre ele no Rol. Espreita.
      Beijo amiga, e bom domingo.

      Eliminar
  8. O belo não tem fronteiras
    mesmo de olhos fechados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas palavras eu vou guardar no meu "Pétalas de Sabedoria".
      Abraço, poeta!

      Eliminar
  9. Oi, Teresa, gostei muito dessa tua postagem, com lembranças da viagem que o casal fez para a Argentina e Chile, o primeiro fazendo fronteira com o Brasil e o segundo um pouquinho distante da fronteira. (a Patagônia, que fica nesses dois países está bem próxima de nós, mandando de lá, no inverno, o seu vento gelado, que no nosso Estado é chamado de Vento Minuano).
    As fotos estão muito lindas.
    Um beijo, amiga, um bom domingo, com muita paz.
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Pedro, pelas palavras simpáticas.
      Nesta viagem senti mais frio em Santiago do Chile (a chuva miudinha que teimosamente caía era gelada) do que na Patagónia, onde o sol brilhava.
      Vento Minuando... sempre a aprender!
      Beijo, amigo, e bom domingo.

      Eliminar
  10. Teresa, recebi as suas visitas com muito carinho. Obrigada!
    Um post bem bonito das suas viagens. Amo viajar, traz um aprendizado enorme e é divertido demais...
    Bom domingo e o meu abraço. Gostei muitíssimo de conhecer Portugal, estive por duas vezes e tive a oportunidade de me encontrar com quatro blogueiros queridos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anete, espero que da próxima vez que estiver em Portugal o encontro seja com cinco blogueiros...
      É um gosto vê-la no meu Rol.
      Beijo.

      Eliminar
  11. Boa tarde:- É sempre salutar quando se viaja e se partilha o que de mais encantador essa viagem ofereceu. Gostei muito do seu blogue.
    .
    * Iluminas-me em Luz de Rosa Vermelha ( Poetizando e Encantando) *
    .
    Cumprimentos poéticos
    Domingo feliz

    ResponderEliminar
  12. Magnifica reportagem.
    Apenas conheço pela Net e fiquei com imensa vontade de ir visitar, fica na minha lista...
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria!
      Imagino já a beleza da tua reportagem fotográfica...
      Estas minhas fotos foram tiradas com uma daquelas máquinas que funcionavam com "rolinhos enroladinhos". Bons velhos tempos! Ainda tenho rolinhos por revelar e não recordo o que lá está dentro. Um dia destes surpreendo-me...
      Beijo.

      Eliminar
  13. Deve ter sido uma viagem fantástica. Foi bom ler aqui o que escreveste sobre estes países que desconheço, ou antes só conheço através da literatura… Obrigada, Amiga.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  14. Que excelente postagem, eu sempre quis ir pra Buenos Aires.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda, Erika!
      Gosto de a ver no meu Rol.
      Prometo uma visita ao seu "Arte, Cultura e Espiritualismo".
      Sobre Buenos Aires - logo que possa visite. É uma cidade encantadora. Conhece-se e não se esquece.
      Beijo.

      Eliminar
  15. Eu viajo através das minhas filhas e amigos. Tenho problemas com sair de casa, e sempre que saio é pra bem pertinho...mas super curto seguir esses roteiros e descrições que vocês que viajam fazem.
    Obrigada pela partilha.
    Boa continuação de semana.
    Abraços fraternos!

    ResponderEliminar