12 outubro, 2018

Versos de José Tolentino Mendonça


MURMÚRIOS DO MAR
«Paga-me um café e conto-te
a minha vida»

o inverno avançava
nessa tarde em que te ouvi
assaltado por dores
o céu quebrava-se aos disparos
de uma criança muito assustada
que corria
o vento batia-lhe no rosto com violência
a infância inteira
disso me lembro

outra noite cortaste o sono da casa
com frio e medo
apagavas cigarros nas palmas das mãos
e os que te viam choravam
mas tu não, tu nunca choraste
por amores que se perdem

os naufrágios são belos
sentimo-nos tão vivos entre as ilhas, acreditas?
E temos saudades desse mar
que derruba primeiro no nosso corpo
tudo o que seremos depois

«pago-te um café se me contares
o teu amor»

A FALA DO ROSTO
És Tu quem nos espera
nas esquinas da cidade
e ergue lampiões de aviso
mal o dia se veste
de sombra

Teu é o nome que dizemos
se o vento nos fere de temor
e o nosso olhar oscila
pela solidão
dos abismos

Por Ti é que lançamos as sementes
e esperamos o fruto das searas
que se estendem
nas colinas

Por ti a nossa face se descobre
em alegria
e os nossos olhos parecem feitos
de risos

É verdade que recolhes nossos dias
quando é outono
mas a Tua palavra
é o fio de prata
que guia as folhas
por entre o vento
José Tolentino Mendonça, arcebispo da Igreja Católica, escritor e poeta português, é desde 1 de Setembro de 2018 Arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e Bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana, cargos na Cúria Romana.
É professor e foi vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, até à sua nomeação episcopal em 26 de Junho de 2018. Foi também director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
Nasceu a 15 de Dezembro de 1965, no Machico, Madeira-Portugal.
(Fotos da net.)

15 comentários:

  1. Uma daquelas mentes brilhantes que Portugal pouco aproveita.
    Beijos, bfds

    ResponderEliminar
  2. Gostei e muito, dos versos!!
    Vejo com o café pode ser de uma importância vital na vida das pessoas.
    Não só na minha que, sem ele ( o café) ser-me-ia penosa, a vida.

    Beijinhos, bom fim-de-semana, Teresa.

    ResponderEliminar
  3. Lindos versos e adorei o s murmúrios do mar! Valeu o compartilhamento lindo! beijos, ótimo fds! chica

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos leitores,

    convidamos-vos a ler o último capítulo da nossa história escrita a várias mãos "Janelas de Tempo"
    https://contospartilhados.blogspot.com/2018/10/janelas-de-tempo-capitulo-14-final.html

    Com todo o nosso carinho e respeito, agradecemos a atenção e tempo que nos dedicaram. Continuaremos!

    Votos de excelente fim-de-semana.
    Saudações literárias

    ResponderEliminar

  5. Olá, Teresa, graças a ti pude conhecer um pouco da poesia de José Tolentino Mendonça. Pude ver, Teresa, que se trata de um excelente poeta, mais um que se soma à plêiade de poetas portugueses, que têm como figuras maiores, ao meu entender, Luis de Camões e Fernando Pessoa. Vou ver, depois deste estímulo que me deste, se o encontro entre os poetas que tenho em algumas de minhas obras, como já lhe falei.
    Obrigado pela gentileza de fazer esta edição sobre o poeta José Tolentino, satisfazendo minha curiosidade, afinal, amigo é para essas coisas.
    Um bom final de semana.
    Beijo
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, Pedro, pois graças a ti eu li, pela primeira vez, versos de José Tolentino Mendonça.
      O seu lado cronista eu conheço bem pois leio, sublinho, partilho e guardo as suas crónicas mas o lado poético, eu ignorava.
      Agora que me encontrei com versos seus... livrarias, aí vou eu!
      Procurei estes versos para um amigo mas partilho-os com quem por aqui passar. Amigos também, penso eu!
      Como tu dizes, Pedro, "amigo é para essas coisas».
      Beijo e um "poético" fim de semana.

      Eliminar
  6. Dois magníficos poema de um grande poeta.
    Obrigado pela partilha.
    Teresa, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Que belo "Murmúrios do Mar"! Adorei.
    Teresa, como é bom ler o poema e parte da biografia e retrato abaixo! Parece não ter muita importância, já que a intenção é mostrar o poema, a obra, mas falar do autor é importante, pois ficamos com uma dimensão mais completa, mesmo que depois, o rumo será a pesquisa maior da obra. Não tinha me "ligado" que Tolentino era arcebispo! Distração minha.

    Beijo, querida! Um ótimo fds!

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde, Teresa!
    Vim agradecer por estar seguindo Letras Que Se Movem, também . Voltarei para ler com calma porque gostei do conteúdo e tenho interesse em colocar seu blog na minha blog roll. Me interesso sobretudo por literatura e poesia, mas não dispenso artesanato e culinária... rs rs!! Artesanato porque faço e culinária porque gostaria muito de saber fazer bem feito, com requinte.
    Um abraço e ótimo fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra!
      Volta aqui sempre que quiseres.Vou gostar de te ver.
      Engraçado, pois os teus interesses são os meus...
      Culinária eu aprendi fazendo através de livros e revistas. É a maneira mais fácil. Fazer, errar, repetir...
      Beijo e um domingo de muita luz.
      (Já estou seguindo o teu "Letras que se movem" que aparece no fim da lista de blogues que sigo como se a última postagem tivesse sido colocada há 6 anos...)

      Eliminar
  9. OI TERESA!
    UM ÓTIMO ESCRITOR E COMO FALOU A TAÍS, FICA MUITO MAIS INTERESSANTE, ALÉM DA OBRA EM SI, CONHECERMOS SOBRE A VIDA DO ESCRITOR E ALÉM DISSO CONHECÊ-LO ATRAVÉS DA FOTO.
    ABRÇS https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. No conocía a este poeta ni su obra, por eso mismo me ha gustado mucho leer como muestra, estos dos bonitos poemas.
    Gracias.
    Un fuerte abrazo, teresa.

    ResponderEliminar
  11. Teresa,
    Lindas poesias.
    Encantada como sempre
    ao vir aqui deixo
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  12. Sou fã do José Tolentino de Mendonça. Da poesia, da prosa, dos pensamentos, das crónicas de jornal… Gostei tanto de o encontrar aqui, minha Amiga.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar