“(…)Há clássicos que nunca passam de moda. Como o chocolate quente, por vezes o único conforto após um dia de chuva copioso. Se não quiser perder tempo, há umas quantas marcas de chocolate em pó que são garante de prazer – Monbasa, Godiva, Cadbury’s… Mas se lhe apetece uma versão caseira, precisa de chocolate em pó, açúcar amarelo, leite meio-gordo, farinha Maizena e chocolate culinário. Numa chávena, comece por misturar o chocolate em pó (1 colher de sopa), o açúcar amarelo (uma colher de chá) e a farinha Maizena (uma colher de chá). Vá juntando o leite (uma chávena) aos poucos, para unir a mistura. Ponha uma panela ao lume com o restante leite e junte tudo. Entretanto, derreta o chocolate culinário em banho-maria e adicione ao leite, sem parar de mexer. O chocolate quente está pronto quando estiver bem espesso. Se quiser, pode acrescentar uns pozinhos de especiarias a gosto: canela, pimenta rosa ou baunilha. E já está, uma delícia em estado líquido. (…)”
“Quero que você me aqueça nesse inverno…”, o artigo de Katya Delimbeuf publicado na revista “E”, do jornal “Expresso” de 3 de Fevereiro 2018, aqueceu-me a alma. A mim e, sem dúvida alguma, a todos os que o leram. Atrevo-me a dizer que foi o texto mais docinho e aconchegante que li num jornal.
Além do “Chocolate quente” (a minha bebida-conforto preferida) Katya Delimbeuf também ensina a fazer “Vinho quente”, “Irish Coffee”, “Sidra” e “Tchai” (chá tradicional indiano).
Hum! Já sinto os aromas e o calor da chávena nas mãos. Cozinha, aí vou eu…
Gente, compartilho todas as receitas quentinhas. É só pedir, tá?!
(Já agora, se ainda não provou o “chocolate quente” da pastelaria “Versailles" na Avenida da República, em Lisboa, corra para lá!)
Foto da net.
Teresa aromas e sabores capazes de aquecer a alma na invernia da vida!
ResponderEliminarbj
Bom dia, gosto de saborear uma boa chávena com chocolate quente, principalmente quando está frio, é agradável, a sugestão é excelente.
ResponderEliminarFeliz fim de semana,
AG
Chocolate quente sabe sempre bem, principalmente nos dias frios de inverno...
ResponderEliminarBom fim de semana, amiga Teresa.
Beijo.
hahaha... agora não dá, amiga, estamos com 33º graus no mínimo!! Mas deixe chegar o inverno!! Salvei a receita.
ResponderEliminarE o vinho quente? Aqui chamamos de 'Quentão'! Esse tomo sempre como 'saideira' do restaurante... um tiquinho! Não chega a esquentar.
Adorei a matéria! Mas e se o chocolate engordar, hein?? Amiga da Onça...
Beijinhos!
Vou ficar só com o gostoso perfume, que sei existir desta receita delicia, a qual não posso desfrutar, não só pelo verão do Rio, mas também por conta de meu fígado que não gosta de lactose,e a gordura do leite, mas a minha língua adora, assim sendo e contrariada fico só com o perfume.:((
ResponderEliminarBeijinhos, fique bem, Léah
Obrigada pela receita:). Costumo, por vezes, a meio das compras e em dias bem frios, bebê-lo onde haja. Caseiro, só quando comprava as embalagens em Espanha para o efeito.
ResponderEliminarOi querida,
ResponderEliminarMoro num lugar perto do Sol,rodeado de cana de açúcar; fico com água na boca, mas às vezes, arrisco tomar um pouquinho. É uma delícia.
Beijos
Lua Singular
Bebia agora o chocolate quente da sua receita. Gosto imenso.
ResponderEliminarUma boa semana.
Beijos.
Chocolate quentinho, bom ao paladar e bom ao nosso olfato.
ResponderEliminarObrigado pela sua dica.
Beijinhos
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco