21 fevereiro, 2014

"Quando o Presidente da República visitou Monchique por mera curiosidade" - António Manuel Venda

Já vai na 3ª edição esta compilação de contos de António Manuel Venda,  escritos entre 1988 e 1990.
São dezasseis histórias pequeninas, deliciosas, cheias de ironia e humor, que descrevem vivências no concelho de Monchique, onde o autor nasceu, em 1968.
São todas desconcertantes, convincentes, risíveis, bem imaginadas e muitíssimo bem escritas, mas a segunda… a que dá título (e que título!) ao livro, a que relata a visita do Presidente da República a Monchique… é fenomenal.
Foi a primeira que li… por “mera curiosidade”… e ri, ri, ri.
Mas, também ri com “A louca paixão do Chico Domingues”, o tal que… foi com os cornos ao chão e só não os partiu porque se calhar já os tinha bem duros, por via da idade.
E com “A osga”, que observava o velho biscateiro, sempre que ele se deitava com a rapariga e se demoravam um no outro pela noite dentro.
E fui, e ri, com o Marcos “À caça do bicho do moinho”, o bicho que só gostava de farinha de trigo. Marcos levava um duro pau de marmeleiro, que se apanhasse o bicho do moinho o mataria de certeza… não daria a mínima hipótese ao ladrão de farinha se lhe acertasse…. de saber do que é que morria, do que é que de repente o fazia ir embora do mundo, do que é que o afastava para sempre do rodízio e da farinha de trigo.
E procurei saber “Quem abusou da espanhola Javiera”, a turista que queria conhecer a Serra de Monchique. Terá sido o Diabalha? Tinha um lindo passado, disso ninguém duvidava. Só a julgamento tinha ido cinco vezes, e todas elas com casos parecidos...
E… e… e…
Como diz a canção de Sérgio Godinho - "soube-me a pouco".
Venham mais contos!
Quando o Presidente da República visitou Monchique por mera curiosidade, de António Manuel Venda
Ed. Just Media, 2013
94 págs.

2 comentários: