31 maio, 2013

"Cada Homem é uma Raça" - Mia Couto

Inquirido sobre a sua raça, responde:
- A minha raça sou eu, João Passarinheiro.
Convidado a explicar-se, acrescentou:
- Minha raça sou eu mesmo. A pessoa é uma humanidade individual. Cada homem é uma raça, senhor polícia.
E lá voltei eu aos contos e ao escritor que me enfeitiça com “as voltas” que dá à língua portuguesa.
São onze as histórias deste livro. Onze pequeninas histórias comoventes, sobre homens e mulheres surpreendentes.
 
. Rosa Caramela
Nos jardins, ela se entretinha: falava com as estátuas… Fez-se irmã das pedras, de tanto nelas se encostar.
. O apocalipse privado do tio Geguê
Fixei o céu, procurando Deus. Mas eu não tinha vistas para tão longe.
. Rosalinda, a nenhuma
… desde que enviuvou, ela se desentreteu, esquecida de ser.
. O embondeiro que sonhava pássaros
Esse homem sempre vai ficar de sombra: nenhuma memória será bastante para lhe salvar do escuro.
. A princesa russa
Ela costumava demorar-se numa pequena salinha, olhando o relógio de vidro. Escutava os ponteiros a pingar o tempo.
. O pescador cego
… a fome começou a fazer ninho em sua barriga. Decidiu lançar a linha, já sem esperança: o anzol carecia de isco. E ninguém conhece peixe que se suicide por gosto, mordendo anzol vazio.
. O ex-futuro padre e sua prévia-viúva
Desde pequeno que ele se dedicara a ausências, paralelo ao céu. Os outros brincavam, festejando os ínfimos nadas da infância. Só o Benjamim definhava na catequese, entre santos e incenso... Até que um dia apareceu Anabela, anabelíssima. Era uma rebuçada…
. Mulher de mim
Doeu-me acordar, malvorei-me. Nesse custo, entendi: acordar não é a simples passagem do sono para a vigília. É mais, um lentíssimo envelhecimento, cada despertar somando o cansaço da inteira humanidade. E concluí: a vida, ela toda, é um extenso nascimento.
. A lenda da noiva e do forasteiro
De tudo ficava a conformidade da ausência: a noiva evadira-se, inédita. O noivo se tornara esperante, sentinela da solidão.
. Sidney Poitier na barbearia de Filipe Beruberu
- Sabem o que faz uma pessoa ficar careca? É usar chapéu do outro.
. Os mastros do Paralém
…o mundo é grande, mais completo que coisa cheia. O homem se acredita muito enorme, quase tocando os céus. Mas onde ele chega é só por empréstimo de tamanho, sua altura se fazendo por dívida com a altitude.
 
Gostei de todas as histórias, porque todas me emocionaram e deslumbraram. Quando tal acontece, apetece reler... reler... reler...
Kanimambo!
 
Cada Homem é uma Raça, de Mia Couto
Ed. Caminho, 1990
181 págs.

Sem comentários:

Enviar um comentário