10 janeiro, 2020

O meu primeiro bloqueio criativo de 2020!

Tentei, acreditem que tentei!
Passei horas e horas e horas à procura de um tema para primeira publicação de 2020, e nada surgiu!
Passei horas e horas e horas à frente do computador, e nem uma só palavra me motivou a completar uma frase.
Passei horas e horas e horas a seleccionar um romance, mas nenhum me pareceu apropriado para ser o primeiro do novo ano. Sim, porque este novo ano é «especial» por ser o primeiro da segunda década do século XXI. Há poucos dias mudámos de ano e de década! (Terá tanta mudança desordenado o meu pensamento? Adiante!)
Dos romances saltei para a poesia e mais uma vez gastei horas e horas e horas à procura do poema, o tal, o primeiro, mas nada!
E frases? Frases reli dezenas, talvez centenas, mas não, nenhuma tinha o brilho especial que eu procurava. 
O que fazer? Melhor dizendo, o que não fazer? Stressar! Se bloqueei sem motivo algum (ando calma, calmíssima) logo, logo, irei desbloquear.
Enquanto espero (sentada, não vá a inspiração demorar), desvendo dois ou três pormenores do meu Natal e passagem de ano.

Celebrámos o Natal no Porto, e tudo correu maravilhosamente bem!
Como eu previa foi uma festa! Uma festa docinha, de família! Um festa de muita harmonia, amor e felicidade. Como se mede a felicidade? Não sei! Mas sei, porque sinto, que duas gotinhas de vida (as minhas netinhas lindas) inundaram de felicidade o meu coração de avó.
(Évora, foto da net)
A passagem do ano foi no Alentejo. No hotel Vila Galé Évora (lindo, aconselho para uma escapadinha de fim-de-semana) fizemos a festa, eu, o maridão e mais 308 desconhecidos. Numa mesa de dez pessoas, as restantes oito logo se fizeram conhecidas e a festa animou e durou até de madrugada. 
Foi pois entre desconhecidos, mesa farta e muita música pimba (a sério!) que eu «pulei» do ano velho para o ano novo, do alto duns saltos demasiado altos para tamanha animação.  Penei, claro!
Gostei? Gostei,  mas isso agora não interessa nada. Já é passado!
(Aldeia da Serra d'Ossa, foto da net)
No último dia do ano saímos da confusão das ruas de Évora e fomos almoçar ao emblemático restaurante "O Chana" (do Bernardino), na Aldeia da Serra d'Ossa, a cerca de 8 km do Redondo.
Num espaço acolhedor e com um serviço simpático, degustámos genuína comida alentejana. Do bom pão alentejano, azeite, azeitonas, queijo de ovelha curado, fígado de coentrada (entrada), à sopa de cação, cozido de grão,  sericaia com ameixa de Elvas, farófias, tudo estava divinal! Até o licor de poejo,  oferta da casa no fim do repasto.
(Não pedimos a especialidade da casa, a Sopa de Tomate, servida com farinheira, linguiça, entrecosto, lombo, bacalhau e ovo escalfado. Está a imaginar?)
Fotografei alguns dos petiscos que provámos, depois de autorizada pelo proprietário, o simpatiquíssimo senhor Bernardino. 
Se é apreciador da aromática comida alentejana (coentros, hortelã, poejos, orégãos, não podem faltar), um dia que se proporcione vá almoçar ao restaurante  "Chana". Reserve antes, não esqueça! Depois, diga-me o que achou. Eu, sem quaisquer dúvidas, voltarei.
Em Évora o nosso restaurante de eleição é "A Tasquinha do Oliveira" (estava fechado para férias). Não conhece? Acredite é: fabuloso!
Esqueça o "Fialho". A "Tasquinha do Oliveira" é mil vezes melhor!
Como a inspiração continua a não aparecer, vou devorar (agora apenas com os olhos) uma das minhas sobremesas preferidas: Sericaia com ameixa de Elvas!
Cada fatia tem (?) calorias! A sério que não não sei quantas são. Nem quero saber!
Digam lá se não é uma beleza? Devorei-a! E ainda provei as farófias, pois então!
No último dia do ano todos os excessos (gastronómicos) são permitidos!

(Uma das minhas resoluções para 2020: ignorar a balança!)

BOM ANO, docinho q.b.!

42 comentários:

  1. Que coisa boa ! Gostei desse lapso de "inspiração". Ficou legal ver tuas netinhas, gotinhas de felicidade, ver como passaste, pulaste do 2019 pro novo 2020! Boas comidas, bebei por aqui! Valeu! Essa parte toda ,além de livros e citações, nos aproxima! Valeu! beijos, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras e carinho (diário, lá no "Pétalas"), querida Chica!
      Já sentia saudades. Me aguarda aí!
      Haja saúde e alguma inspiração e eu continuarei mostrando livros, frases, lugares e... me mostrando também, pois então!
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Bom dia de início de ano, querida amiga Teresa!
    Uma postagem cheia de ânimo... E doce, como gosto, rs...
    Bota inspiração nisso, escreveu com firmeza o vivido recentemente e gostei da riqueza de detalhes com as fotos complementando as Festas de fim de ano vivida em familia.
    Sei bem da alegria que sentiu. Felizes dos que podem se reunir e viver a alegria de estar entre os seus amados.
    Tenha mais dias felizes e docinhos em todos sentidos, amiga!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doçura eu colho nas suas postagens lindas, inspiradoras e plenas de luz, minha querida amiga!
      Obrigada pelo carinho. Obrigada pela alegria, que torna mais «azulinhos» os meus dias.
      Beijo, bom fim-de-semana, BOM ANO!

      Eliminar
  3. Querida Teresa

    Isso é que é um regresso em grande! Falta de inspiração? Nem pensar. Que coisa melhor do que falar das festas em família, incluindo as duas lindinhas da foto, e pular na passagem do ano velho para o novo em boa companhia. E boa comida que aqui nos mostra que dá logo vontade de sair por aí em romaria.

    FELIZ ANO NOVO, minha Amiga.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Olinda, as duas «lindinhas da foto» são a minha paixão. Vivem um pouquinho longe de mim e isso... bem, hoje o dia é para celebrar o regresso ao convívio bloguista.
      O nosso país é rico em lugares lindos e petiscos apetitosos. Talvez este ano eu compartilhe no "Rol" por onde já andei cá dentro. Vou pensar no assunto!
      Beijo, bom fim-de-semana, BOM 2020!

      Eliminar
  4. rssssssssss, que continues sem inspiração, amadinha!! Uma legítima crônica do cotidiano que adorei ler! Quantas vezes fiquei olhando para a tela branquinha e nada vinha!? E bate um medinho de que nunca mais vai acontecer uma inspiração. Sei disso. Mas sempre haverá algo para escrevermos. Essa pausa que nossa mente requer, li há muitos anos de um jornalista, respeitado, e achei interessantíssima. Aí perdi o medo e espero. As fotos estão ótimas, as comidas, as sugestões para quem mora aí ou vai a turismo. Bem, tudo perfeito para começas o 2020 com muita alegria, saúde e paz - essa última meio capenga...
    Beijo grande, amiga do coração!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, amadinha!
      (Me aguarda em outro lugar, tá?!)
      Beijo, bom fim-de-semana, FELIZ 2020!

      Eliminar
  5. Bom. Quero dizer, ainda bem que lhe deu um bloqueio. Se é para apresentar pratos e doçaria alentejana pois que lhe dê de vez em quando um bloqueiozinho. É simpático esse bloqueio:).
    Mas as suas netinhas é que são mesmo a grande pequena maravilha. Nada se lhes compara.
    E tem a senhora razão, o Fialho não é aquela coisa que se imagina. Dos outros que refere nada sei. Esses pratos que comeu faço-os em casa e até que não ficam muito maus. Agora que mudei de fogão e não dou em acertar com a bodega do forno que tem amsi calor por cima que por baixo; portanto, a sericaia está em espera. Mas vou comprar outro prato (maior) que anda a crescer descomunalmente e talvez resolva. Com ameixas de Elvas pois claro.
    E posto isto, agora que já degustámos a comida alentejana com tudo que lhe pertence, orégãos, alecrim, coentros, hortelã da ribeira (que não gosto)...sempre lhe digo que o Vila Galé de que fala é um bom hotel. Mas o melhor Vila Galé é o de Braga. Raia a excepção.
    E ainda bem que gostou. E que vai repetir a ida a Évora. Viva o seu bloqueio!!!
    Bom fim de Semana, Teresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bea!
      Pois eu quero dizer, que é um gosto voltar à conversa consigo, senhora cronista! E já agora, prometer que voltarei a publicar «coisitas» do (seu?) Alentejo. E, porque não, partilhar que a minha primeira escolha foi o Vila Galé de Elvas mas não deu... quartos havia mas a «festança» da passagem de ano estava esgotada e eu queria/necessitava de muita animação.
      Quanto ao fogão, também eu vivo esse desassossego há anos. Não reconheço os meus bolos feitos na opção calor por cima e por baixo, nem na opção forno ventilado. Lido mal com modernices.
      Gosto dos aromas e sabores alentejanos. Nunca me aventurei na doçaria. Prato para sericaia não tenho grande nem pequeno, mas receitas da dita não me faltam. Sem prato não há tentações...
      E aqui ficaríamos em amena cavaqueira junto ao fogão, mas mais não dá.
      Beijo, bom fim-de-semana, brilhante 2020!
      (Vila Galé de Braga, anotado!)

      Eliminar
  6. Que bom que passou um Natal e ano novo com amor e alegria. Pode querer-se mais?
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, amor e alegria é muito bom. Para ser perfeito falta SAÚDE.
      Que 2020 lhe traga tudo isso, amiga Elvira.
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  7. Uma entrada no ano dos vinte em grande‼

    Eu não sei que tenho em Évora de que de Évora me estou lembrando... embora não conheça essa cidade alentejana. Um dos meus projetos para este ano é visitar PORTUGAL, mas não só a minha querida cidade invicta, mas também o Alentejo... uma região desconhecida para mim. Vou dar atenção a todas as tuas dicas. Fiquei com vontade de comer a sopa de grão de bico.

    Desejo-te TUDO de bom para o ano 2020 🍀 querida TERESA 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Teresa! E obrigada!
      Évora é um encanto, mas muitos outros encantos tem o Alentejo, tem o nosso PORTUGAL. Programa bem a tua visita... Deixa para o fim o Algarve. Se não der... não deu!
      Prometo mais dicas.
      Sobre o Cozido de Grão espreita e experimenta esta versão, simplinha: https://cozinhadeafectos.blogspot.com/2011/12/guisadinho-de-grao-perfumado-com.html
      Beijo, bom fim-de-semana, MAGNÍFICO 2020.

      Eliminar
    2. Não tenciono visitar o Algarve. Passei lá umas férias em Junho. Muito calor e só turistas.
      Vou dar uma espreitadela ao Cozido de Grão, se for simples, cozinho amanhã. Eu sou um zero à esquerda na cozinha.
      Beijinho de amizade e um inesquecível fim-de-semana 🌻

      Eliminar
  8. Ainda estás com a estrela de Natal na cabeça e as bolas do pinheiro e as fitas, e os teus netos e todas as comidinhas que fizeram parte do teu menu…
    um bom fim de semana.
    um beijo enorme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teres razão, minha querida amiga, o bloqueio já era! Acabei com o desregramento que mudou a minha vida no último mês: arrumei os enfeites de Natal e voltei ao peixe grelhado e aos passeios no paredão... Feito!!
      Beijo, feliz fim-de-semana.

      Eliminar
  9. A vida também é feita de pequenos grandes nadas
    na diversidade da nossa boa gastronomia
    mesmo com luzes furta-cores a fingir de estrêlas
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem esses pequenos grandes nadas a vida seria uma sensaboria.
      Olhar atento, como o do poeta, sempre encontra com que se ocupar.
      Beijo, boa semana, luminoso 2020.

      Eliminar
  10. Teresa,
    Que bloqueio que nada.
    O que precisávamos ler de seu
    é essa maravilhosa narrativa.
    Depois teremos um ano
    inteiro para nos aculturar com
    seus textos, frases e
    sugestões.
    Ternura é que seu texto nos passa.
    Adoro ler aqui e andei
    ausente por motivos de
    acumulo de trabalho
    e tarefas múltiplas.
    Saudades de você lá por meu canto.
    Bjins de domingo
    CatiahoAlc./Reflexd'Alma
    entre sonhos e delírios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Catiaho pelas suas palavras sempre carinhosas.
      Decidi que este ano os bloqueios não me vão stressar: fintarei todos com coisitas simplinhas do meu quotidiano.
      Passei pelo seu cantinho no final do ano para desejar Boas Festas. Prometo passar mais vezes. Até porque gosto da sua prosa.
      Espero que tudo esteja bem consigo e família.
      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  11. Ora, para curar tais bloqueios, basta ficar algumas horas diante destas belas paisagens!
    Feliz 220!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já disse uma vez mas vou repetir: Ana, gosto muito de a ver aqui.
      Prometo mostrar, este ano, mais paisagens deste meu lindo Portugal.
      Tenha um fantástico 2020.
      Beijo, boa semana.

      Eliminar
  12. Mas que bom é este mundo da blogosfera, principalmente, os blogues que frequento e os que prestigiam o meu começar de novo. Dão valor ao afecto, aos miminhos, ao tratamento carinhoso, aos elogios. Como aqui se vê pelo " amadinha " , pelos " abracinhos apertadinhos daqueles que só duas amigas sabem dar " e por outros que não vou enumerar, para que a lista não se alongue, Mas tenho de falar de um gesto que me deixou muito emocionada. Imaginem que a nossa Amiga Mariazita, do " A acasa da Mariquinhas ", a semana passada mandou-me um e-mail com uma mensagem muito bonita ; tinha-a recebido e, ao lê- la, lembrou-se se de mim, pois, segundo ela, tinha muito a ver comigo. Não conheço pessoalmente esta grande Amiga, mas convivo com ela por esta via, há uns dez anos e, confesso, não recebo mimos destes de pessoas que conheço peszoalmente. Fiquei deveras emocionada e, digo, são estes pequenos gestos que me fazem continuar com o começar de novo, apesar de estar num momento dificil da minha vida e ,ás vezes com pouco ânimo para tratar dele como costumava. A Teresa sentiu-se com pouca imaginação, mas, mesmo assim, pensou nos amigos e partilhou com eles pormenores do seu natal, coisa que muita gente não faz com medo que estejam a falar de algo que só a elas diz respeito. Conheço pessoas assim e, claro, respeito a decisão, embora por vezes ache despropositada dada a pouca importância do assunto. Aqui, hoje, eu só vou agradecer à Teresa e à Mariazita, dado que contei o caso dela, mas muitas outras merecem o meu agradecimento pelo tanto de carinho que me dão e pelo apoio nos momentos dificeis. Obrigada e, continuemos assim, a demonstrar afecto mesmo que seja através só de palavras. Elas têm muita força e ajudam imenso. Teresa, querida, lindo o teu post, lindas as tuas netinhas e deixo-te, além do agradecimento, aquele nosso abraço, apertadinho e carregadinho de amizade. És linda e meiga! Continua assim!
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, querida Emília!
      Este é o nosso primeiro contacto deste novo ano. Em Dezembro ficámos a conhecer a voz uma do outra. E falámos tanto! E trocámos fotos no último dia do ano! Foi, acredita, uma linda prenda de Natal!
      Ficou a faltar o tal «abracinho apertadinho, daqueles que só duas amigas sabem dar». Será um ou dois ou três, e tenho a certeza que mais tarde ou mais cedo será dado.
      Na última publicação de 2019 prometi que voltaria dia 10. Pois dia 9 ainda eu não tinha nada preparado. Sempre que começava algo, desistia e... arrumava papelada. Não fazes ideia da papelada que arrumei e deitei fora. Foi bom, o meu cantinho dos blogues está mais arrumadinho. Já as ideias!!!
      Querida Emília, desejo (já desejei mas vou desejar outra vez) que 2020 te traga muita felicidade, saúde e harmonia. Para ti e para a tua linda família. Que a tua mãe melhore. Que a pequenina cresça sorrindo.
      A mim não tens que agradecer nada. Amizade verdadeira apenas se retribui. Abraços iremos dar muitos. Telefonemas os que quisermos. Não estranhes se eu não ligar, apenas não quero incomodar (sou assim, meio tonta...). Eu atenderei sempre, a qualquer hora. Ou ligarei para trás.
      Meiga és tu, querida amiga. E linda! Linda por fora e por dentro.
      Agora... tenho de ir, o Carlos espera-me para almoçarmos. Beijos e abracinhos, dos nossos.

      Eliminar
  13. Ai Teresa, aquela sopinha de cação marchava já ;) logo seguida da sericaia, que eu adoro. Curiosamente foi em Elvas, numa pastelaria onde entrei para tomar café, que a vi e perguntei o que era. Não me diga que nunca comeu sericaia! E eu "nem nunca ouvi esse nome". "Tem que provar, é uma delícia!" Claro que provei, e fiquei fã. Foi há muitos anos, já comi mais vezes mas nunca nenhuma tão deliciosa.

    Évora é uma cidade encantadora; já lá fui inúmeras vezes e ainda não consegui ver tudo.

    E termino com o melhor do mundo: as crianças (como dizia o Fernando António Nogueira) - e as suas netinhas são lindas.

    Um beijo, Teresa, e um 2020 pleno de Bloqueios deste género ;))

    🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maria!
      A sopa de cação estava óptima! A sericaia deliciosa!
      Quando voltar a Évora a Maria procure a "Tasquinha do Oliveira".
      O melhor do meu mundo são as minhas netas: lindas e meiguinhas!
      Beijo, um 2020 cheio de TUDO BOM!

      Eliminar
  14. O Vila Galá nunca desilude.
    E a família normalmente também não.
    Beijinho, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entrei pela primeira vez num Vila Galé, em 2007. E foi uma entrada em grande: no Resort Vila Galé Marés, na Baía. Recomendo!
      Agora há muitos no Brasil.
      Em Portugal já estive em alguns. Nunca me desiludiram.
      Beijo, boa semana.

      Eliminar
  15. A inspiração há-de voltar. Momentos bem passados em família são sempre bem vindos!

    Um excelente ano de 2020!
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pacientemente, aguardo!
      Boa ano, Isabel! O mais brilhante possível!

      Eliminar
  16. Pelas fotografias da minha amiga o Restaurante O Chana deve de ser de cinco estrelas pois os pratos têm um aspecto delicioso.
    E minha amiga há dias assim em que nada sai parece que a "fonte" da inspiração secou por completo.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco, sem dúvida que "O Chana" merece cinco estrelas: pela comida caseira deliciosa, pelo serviço, pela simpatia do Sr. Bernardino. E pela sericaia: divinal! Vá até lá!
      A «fonte» da inspiração ainda não secou, mas eu sei lá o que me espera...
      Beijo.

      Eliminar
  17. Um Feliz Ano Novo, Teresa !!!
    https://www.youtube.com/watch?v=3Uo0JAUWijM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "It's the end of a decade
      In another ten years time
      Who can say what we'll find
      What lies waiting down the line
      In the end of eighty-nine
      Happy New Year
      Happy New Year
      May we all have a vision now and then
      Of a world where every neighbour is a friend"
      (Abba - Happy New Year)
      Actualíssimo!!!!
      Obrigada, amigo Ricardo. Feliz 2020 para ti também!
      Gostei! Beijo.

      Eliminar
  18. Olá Teresa! Bom ano!

    O prometido é devido! Que ricas festas foram as vossas, cá por casa também adoramos passear e descobrir locais novos!

    Que esse bloqueio desapareça...

    Beijos e abraços
    bluestrass.blogspot.con
    Sandra C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra, bem-vinda ao meu "Rol".
      Pois eu irei «passear» pelo teu blogue em busca de dicas para novos passeios.
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  19. Um magnífico post. Para quem estava bloqueado...
    Talvez a inspiração tenha vindo das "duas gotinhas de vida"...
    Teresa, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, meu amigo!
      As "duas gotinhas de vida" são a minha paixão...
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  20. Também passei o Natal e Fim de ano no Alentejo ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me digas que na noite de 31 também «rodopiaste» no Vila Galé de Évora?:)

      Eliminar
    2. Não Teresa andei por Reguengos, Estremoz, Redondo, etc!

      Eliminar