31 janeiro, 2020

"Nascemos frágeis e recebemos ordens para sermos fortes" - João Carlos Melo

Uma pessoa pode descrever-se, ou ser descrita, em função de uma série de atributos; (…)  Mas quem é ela, a sua essência, o que a faz única e a distingue de todas as outras...
Em "Nascemos Frágeis e Recebemos Ordens para Sermos Fortes: Um olhar sobre o narcisismo e a autoestima" o médico psiquiatra João Carlos Melo "oferece-nos um olhar esclarecedor, lúcido e descomplexado sobre a autoestima, da sua manifestação saudável ao excesso do amor-próprio, da vaidade à confiança plena,  das nossas origens de mamífero cooperante à sociedade sofisticada e digital dos dias de hoje". É, nas palavras de António Coimbra de Matos, autor do prefácio «um vigoroso ensaio em busca do entendimento do amor-próprio: seu significado, função e valor (…) uma «obra de pensamento pensante – e não depósito de pensamentos já pensados».
Como é que o olhar do outro nos forma…
O narcisismo é o tema fulcral do livro. Para o autor, o mito de Narciso, que narra a paixão do jovem Narciso por si próprio e foi escrito pelo poeta romano Ovídio, «ilustra um aspeto (...) fundamental da condição humana (…) porque há uma dimensão da sua natureza que é comum a toda a Humanidade, a dimensão narcísica do funcionamento mental». 
A angústia narcísica é o medo de morte de ser ridicularizado, humilhado, alvo de riso ou troça e de ser insignificante.
"(…) o funcionamento narcísico consiste na acção de um conjunto de mecanismos que regulam a autoestima. Esses mecanismos são gerados de forma geralmente automática quando a autoestima é baixa e sempre que ela é atingida.
Numa pessoa que tenha uma boa autoestima, tais mecanismos atuam de forma harmoniosa. Nesse caso, o seu funcionamento narcísico é mais saudável.
Naquelas em que a autoestima é baixa ou sofre ataques que a debilitem, os mecanismos que entram em acção para a restaurar ou para restabelecer o equilíbrio perdido são mais intensos. Nesse caso, o seu funcionamento narcísico é mais patológico."
A baixa autoestima é apenas a parte mais superficial da fragilidade narcísica.
"Há palavras que ferem. A forma como se dizem certas palavras fere. O riso de troça fere muito, e ainda mais quando são os pais a fazê-lo.(...) 
O que impele certas pessoas a atacar e ferir os outros? (…) na verdade, não são os outros, são apenas alguns outros – os mais frágeis e indefesos.
Embora não saibam, estas pessoas atacam-nos para salvaguardar a própria autoestima. Têm de sentir-se superiores aos outros para manterem a ilusão da sua importância. Têm de rebaixá-los. A sua autoestima alimenta-se disso. Se não tivessem outros a quem atacar, dificilmente a sua precária autoestima se manteria à tona de água."
Quem somos, para nós próprios e para os outros…
«Somos corpo e mente, material e imaterial, físico e psíquico. Somos essa dualidade, mas somos, ao mesmo tempo, um todo indivisível.»

Este livro interroga-se e interroga-nos. 
Há que ler... para aprender!

Nascemos frágeis e recebemos ordens para sermos fortes, de João Carlos Melo
Bertrand Editora, 2019
231 págs.

6 comentários:

  1. Não li.
    E, pela magnífica apresentação que fizeste, parece ser um livro muito interessante.
    Querida amiga Teresa, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Linda leitura nos ofereces aqui! Adorei! Há que muito ler e muito a aprender teremos! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. É extraordinário como a mitologia grega continua a ilustrar os aspectos fundamentais da condição humana. Este livro de João Carlos Melo sobre narcisismo e autoestima parece-me um livro muito importante para ser lido por quem melhor se quer conhecer… Já tomei nota, minha Amiga Teresa. Obrigada pela sugestão e um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Não cultivo este tipo de livros, não me mobilizam. Há coisas que nunca vou aprender:). Paciência.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia de sábado, querida amiga Teresa!
    Vou pelo dizer: ser forte sem perder a ternura faz com que eu me sinta que a vida me exija muito...
    Só na leveza de espírito as coisas fluem bem.
    Não li o livro, querida.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  6. Um tipo de leitura que nunca me interessou grande coisa. Por muito interessante que me pareça este excerto, penso que me desinteressaria muito antes de chegar a meio.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar