04 abril, 2017

25º - Excertos do "Livro do desassossego", de Fernando Pessoa


262-(20-7-1930)
“Cada qual tem o seu álcool. Tenho álcool bastante em existir. Bêbado de me sentir, vagueio e ando certo. Se são horas, recolho ao escritório como qualquer outro. Se não são horas, vou até ao rio fitar o rio, como qualquer outro. Sou igual. E por detrás de isso, céu meu, constelo-me às escondidas e tenho o meu infinito.”

265-(27-71930)
“A maioria da gente enferma de não saber dizer o que vê e o que pensa. Dizem que não há nada mais difícil de definir em palavras uma espiral: é preciso, dizem, fazer no ar, com a mão sem literatura, o gesto, ascendentemente enrolado em ordem, com que aquela figura abstrata das molas se manifesta aos olhos. Mas, desde que nos lembremos que dizer é renovar, definiremos sem dificuldade uma espiral: é um círculo que sobe sem nunca conseguir fechar-se. A maioria da gente, sei bem, não ousaria definir assim, porque supõe que definir é dizer o que os outros querem que se diga, que não o que é preciso dizer para definir. Direi melhor: uma espiral é um círculo virtual que se desdobra a subir sem nunca se realizar. Mas não, a definição ainda é abstrata. Buscarei o concreto, e tudo será visto: uma espiral é uma cobra sem cobra enroscada verticalmente em coisa nenhuma.”

Leia (tudo) e… deslumbre-se!

5 comentários:

  1. Grande Fernando Pessoa!! Adorei essa definição justamente por ele insistir que é 'coisa nenhuma'! Na vida tá cheio disso, de coisa nenhuma. E muitos pretensiosos teimam em definir!Tudo têm de definir...
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tais, quanto mais leio deste livro mais pasmo com a notável capacidade imaginativa e a qualidade irrepreensível da escrita do poeta.
      "Livro do desassossego" é um livro especial. Devia ser obrigatório lê-lo.
      A mim, apetece-me citá-lo desde o primeiro ao último parágrafo.
      Como não posso, faço escolhas e partilho-as.
      Mas são as minhas escolhas...
      Beijo.

      Eliminar
  2. Oie amore ... quero te convidar a conhecer o meu blog ... (Um Café ) ... se desejar me seguir ficarei muito feliz ... obrigado pelo carinho ... bjus da Nana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nana!
      Não bebo café mas gosto do seu doce aroma, logo, vou passar no seu "café".
      Até já!
      Bjs.

      Eliminar