01 março, 2013

Desafio nº 15 - É um clássico, sim senhor, este romance português, feito de intrigas de clérigos e beatas. Haverá quem não tenha lido? Duvido!

Ameliazinha do meu coração. Não posso atinar com as razões maiores que a não deixaram responder ao bilhetinho que lhe dei em casa da senhora sua mamã; pois que era pela muita necessidade que tinha de lhe falar a sós, e as minhas intenções eram puras, e na inocência desta alma que tanto lhe quer e que não medita o pecado.
Deve ter compreendido que lhe voto um fervente afecto, e pela sua parte me parece (se não me enganam esses olhos que são os faróis da minha vida, e como a estrela do navegante), que também tu, minha Ameliazinha, tens inclinação por quem tanto te adora...
… Porque não respondeste pois?
… Se tu soubesses como eu te quero, querida Ameliazinha, que até às vezes me parece que te podia comer aos bocadinhos!
 
Ajuda se eu disser que para Antero de Quental este romance “perfeito” tem “o magnetismo da vida”?
Ajuda se eu disser que é o retrato de uma sociedade analfabeta e medrosa, “atulhada nos formalismos de uma religião”?
 ====////====////====
Resposta do Desafio nº 14:
É de Gonzalo Torrente Ballester esta “Crónica do Rei Pasmado”, publicada em 1989.
Vale a pena ler.
Parabéns para quem acertou.

2 comentários: