11 agosto, 2020

De pétalas se faz o "Pétalas de Sabedoria"



O "Pétalas de Sabedoria" completou oito anos de existência, no passado dia 1 de Julho.
Naquele dia de 2012, eu escrevi:

Inicio hoje um novo blog.
Para mim será um enorme baú onde vou guardar frases, pensamentos, provérbios e tudo o mais que me toca e emociona.
Ao longo de muitos anos fui amontoando papelinhos em caixas e gavetas e, agora, decidi guardá-los num enorme baú.
Se por aqui passar deixe aquele pequeno texto que o tocou. Eu publicá-lo-ei com o seu nome e o seu blog. Utilize a minha caixa de email e siga o modelo das minhas publicações.
Desta forma, construiremos um jardim de memórias perfumadas.

Pétala a pétala, plantadas diariamente, o jardim cresceu fresco e viçoso, no início meio escondido, agora mais revelado.
E porque este jardim de memórias é de quem o cuida mas também de quem o visita, o explora, o perfuma com pétalas coloridas, para a festa de publicação da Pétala nº 3.000 (já amanhã) gostava de contar com uma pétala sua sobre... ESPERANÇA: uma frase ou poema original, ou uma citação. Pode enviá-la para a caixa de email do Pétalas, ou deixá-la na caixa de comentários. Prometo plantá-la e cuidá-la.
Obrigada a todas as pessoas que me ajudam a fazer do "Pétalas de Sabedoria" um jardim de palavras sábias, vivas, protegidas, iluminadas, admiradas.
 

Agora, leia ou releia as 5 pétalas mais «contempladas»:

"Nunca estrague o seu presente por um passado que não tem futuro."
DALAI LAMA, monge tibetano.

"A realidade é uma hipótese repugnante."
MANUEL ANTÓNIO PINA, jornalista e escritor português (1943-2012)

"Solidão é aquele florzinha, débil, triste e sozinha, mas que um dia, contra tudo e contra todos, ergue a cabeça, floresce e sorri ao sol logo que aparece."

4ª "Solidão é quando olhando para dentro de nós mesmas, não vemos nenhuma voz para conosco conversar, nem mais somos capazes de ver as belezas dos céus, das flores e do SOL interior... Essa é fatal!"

“A riqueza, não se mede pelos bens que se possui, mas sim pelo bem que se faz.
MIGUEL DE CERVANTES, escritor espanhol (1547-1616)


(Repararam que pétalas de duas amigas queridas - a Emilia e a Chica - estão entre as cinco mais contempladas? Muito bom!!)


(fotos da net)

24 comentários:

  1. Bom dia de serenidade, querida amiga Teresa!
    Parabéns pelos 8 anos do Pétala!
    Um blog reflexivo e perfumado do seu carinho.
    Esteja bem e animada com seus blogs, querida.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Roselia!
      Espero uma frase sua, ou um pequeno poema, porque não?!
      O Pétalas não é apenas meu, é nosso.
      Beijo, feliz semana.

      Eliminar
    2. 👍💐🌺🕊️🍀🙏🏡👼🌈😘😘

      Eliminar
  2. Querida Teresa,
    Eu tiro o meu chapéu para ti e, sinto-me honrado de fazer parte de tão nobre jardim, estando cingido por amigos tão queridos. 🌹
    Beijos e segue o baile de máscaras!!! 😷

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querido amigo!
      Naquele jardim, onde eu sei que gostas de «caminhar», há já um canteiro com pétalas tuas.
      Beijo, protege-te!

      Eliminar
  3. Que legal vai ter festa! Gostei de me ver na lista,rs... Vou pensar agora uma frase e te mando! parabéns desde já pelo niver do blog! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga, a festa é contida mas tem muita cor, perfume e... palavras sábias.
      Obrigada!!!
      Beijo, feliz semana.

      Eliminar
  4. O que todos nós temos de ter ê Esperança de que um dia o ser humano tenha sabedoria bastante para viver o dia a dia, respeitando tudo o que o cerca. Não precisa de ser toda de uma vez, pode ser pétala a pétala,como a rosa que assim vai atingindo a sua beleza, abrindo-se a todos nós ; pétala a pétala, lá vai ela, tanto para nascer, quanto para morrer. Tentemos ser como a rosa!
    Emilia

    Parabéns pelos 8 anos desse teu lindo blog. Obrigada, querida Amiga. Abraços longos e bem apertados
    Emilia



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida Emilia!
      A tua pétala logo, logo, chegará ao meu, teu, nosso jardim de pétalas.
      Abraço apertadinho, BOAS FÉRIAS!!

      Eliminar
  5. Parabéns, Teresa, não conhecia o espaço, agora já estou seguindo! Durante muitos anos guardava todas frases que achava interessante, fui envelhecendo e deixando de lado...devia ter preservado embora hoje elas sejam facilmente encontradas no mundo virtual...Mas as anotadas tinham um sabor especial, com história.Que bom que vc preservou as suas e fez o blog.
    Vou pensar em uma frase e enviar!
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Dalva. É um gosto vê-la no Pétalas.
      Agora, só lá falta uma (quantas quiser) pétala sua.
      Beijo.

      Eliminar
  6. Parabéns ao Pétalas e à Teresa que o concebeu e desenvolve. Venham mais oito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Bea!
      Eu sei que é de coração.
      Beijo.

      Eliminar
  7. Teresa, querida amiga, parabéns pelo 'níver' do Pétalas, sabes que adoro citações. E o que enlouqueci e já levei pra mim foi esse teu canteiro lindíssimo de flores dessa postagem! Foi o conjunto de flores mais belo que vi na web.
    Avante com o Pétalas, que seja teu companheiro, teu amigo de sempre, pois lá deixarás muito de ti, sempre. Postarás sempre o mais belo. Nossa vida ficará bem colorida.
    Beijinho, uma boa semana, amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum, mexeu comigo...
      A seu tempo, catarei frases nas tuas belas crónicas e as plantarei num canteiro só teu.
      Te amo amiga. Mesmo em silêncio, eu te amo.
      Beijo

      Eliminar
  8. Venham mais oito comigo aqui a comentar.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se assim não fosse, isto não tinha gracinha. Verdade!
      Beijo

      Eliminar
  9. Muitos Parabéns, querida Teresa, pelo 8º aniversário do "Pétalas de Sabedoria".
    Já estive ali, onde encontrei belas citações relacionadas com a Chica, Rosélia e Emília, nossas amigas.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Olinda, vi-te no "Pétalas" e lá te respondi.
      Beijo, fica bem.

      Eliminar
  10. Parabéns pelo aniversário de "Pétalas" que tão bem deixavas que perfumassem o teu espaço...
    Vou ver se falo sobre a esperança...
    Um grande beijo, minha Amiga Teresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida amiga!
      Tu sabes o quanto gosto de te ver lá... e aqui.
      Beijo, protege-te do frio.

      Eliminar
  11. "Nunca estrague o seu presente por um passado que não tem futuro."

    Embora eu não seja fã do monge tibetano, esta frase expressa exactamente o meu pensamento.


    "Venham mais oito comigo aqui a comentar." sou fã do Pedro Coimbra e do seu blogue e esta frase expressa aquilo que eu queria escrever.

    Beijos de amizade de uma Teresa pouco sensível para uma TERESA sensível e literária 🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, lê mais esta do monge tibetano.
      “Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e, principalmente, viver.”
      Fui num pulinho colhê-la ao Pétalas, onde o monge tibetano tem, por enquanto, um canteiro pequenino. Passa por lá.
      O «nosso» Pedro antecipa-se sempre... É boa gente!
      Obrigada Teresa, pela amizade sem cobranças, nem exigências. São assim as Teresas!

      Eliminar
  12. Parabéns Teresa, aqui ancorei meus sonhos no barco,
    carreguei de cultura e sabedoria e zarpei pelo mar,
    rosado pelas pétalas espalhadas em forma de arco.

    Que venham mais e mais amiga.
    Beijo paz.

    ResponderEliminar