08 março, 2017

Dia internacional da mulher

O tempo passou e muita coisa mudou...

"A organização do trabalho no lar
(…)
O almoço do teu marido deverá ser servido à hora exactamente indicada por ele, para que não tenha que esperar e depois comer rapidamente.
Não te esqueças nunca de pôr flores na mesa. Recebe-o alegre, engraçada, bem disposta, porque a tua alegria e boa disposição serão o sol que ele levará na alma e lhe iluminará alguma penumbra que surja na sua vida profissional.
Vamos lá dar uma directriz à distribuição do teu trabalho pelos dias de semana, para que chegues ao domingo com um rosto fresco e o teu marido não entristeça ou aborreça ao olhar para ti:

2ª feira – Lavagem de roupa. No espaço de tempo em que ela está na lixívia, fazer um justo e bem merecido repouso. Após esse pequeno descanso, escoas a água do tanque, sem tirar a roupa e abres a torneira. Deixas ficar assim a roupa em água limpa. Para te poupares, não a passar por água limpa, segunda vez, não a torces nem a estendes, no próprio dia. Deixas isso para o dia seguinte, de manhã. Por hoje basta!

3ª feira – Após o almoço e a cozinha já devidamente arranjada – e como o jantar tem pouco para fazer, visto que, de manhã já preparaste a sopa para todo o dia e o prato do jantar será um pargo assado com batatinhas – deitas-te, no divan da salinha, até às 4 e meia.
A essa hora levantas-te repousada e fresca e entregas-te a pequenas ocupações indispensáveis: - limpar e vincar um fato do teu marido; lavar, com benzina, as tuas luvas brancas; renovar as flores das jarras; responder à carta da tua mãe; ordenar os livros da tua pequenas estante, etc., etc.
(Esqueci-me de te recomendar o seguinte: sempre que faças o teu habitual repouso da tarde, faze, no rosto e nas mãos, uma massagem com um bom creme de alimento e fica com ele, enquanto dormes).

4ª feira – Este será o dia destinado à roupa: ver se precisa de alguns pontos e engomá-la. Como é só de vocês dois, deves poder engomá-la toda num só dia. Se, porém, te sentires fatigada, não insistas, e acaba-a no dia seguinte. A tua beleza e a tua saúde são mais importantes.

5ª feira – Destina a tua tarde ao lustro dos alumínios e de alguma prata ou metais que tenhas para limpar. Levanta a pequena carpete da salinha e a da casa de jantar e deixa-as penduradas na varanda da casinha. À noite batê-las-ás. (Para todos estes trabalhos – principalmente a limpeza dos alumínios e metais – não te esqueças de calçar as luvas de borracha).

6ª feira – Hoje é o dia da limpeza maior à casa, mas como já tens os alumínios os metais e os tapetes limpos, ser-te-á fácil. Varres, limpas o pó, dás um pouco de cera, pões flores frescas nas jarras – e está pronto. Não guardes nunca a limpeza para o sábado, porque o teu marido faz a semana-inglesa e, nas tardes de sábado fica em casa. Já vês que desagradável seria, andares com a casa no alvoroço das limpezas…

Sábado – A cama de lavado, as toalhas da casa de banho e todos os panos de cozinha, incluindo esfregão da louça e as pegas dos tachos. Domingo já não terás este trabalho. Despacha tudo cedo, para consagrares a tarde a teu marido.

Domingo – Tens toda a casa em ordem, portanto, depois do almoço, podem dar um passeio ou ir ao cinema. Simplifica o jantar mas… vê lá: apresenta sempre uma travessa bem farta. O teu marido precisa de ser bem alimentado.

E pronto. Distribui assim o teu trabalho, controlando as tuas forças e nunca te excedendo. O teu sorriso, a tua saúde, a tua boa disposição iluminarão sempre as quatro paredes brancas da tua casinha e a vossa vida decorrerá tranquila e feliz."

(Tirei de um livro que foi da minha mãe e agora é meu: "O livro das noivas", da Colecção Laura Santos, Editorial Lavores, 1957.  Surpreendente!
Foto da net.)

Ufa! Fiquei cansada de tanto limpar.
Cansada mas sorridente e bem disposta. 
Agora vou fazer a "Sopa feliz" e o "Bolo de namorados". O meu marido precisa de ser bem alimentado...
Grande abraço para todas as mulheres.

8 comentários:

  1. Sem dúvida, é um documento muito interessante!
    Faltavam as crianças e com elas lá se ia o ''merecido descanso''...
    Apesar dos pesares de muitas mulheres por esse mundo, todas merecemos um dia feliz.
    Gostaria que visitasse o meu blogue sobre cultura em geral, talvez gostasse... basta clicar sobre o meu nome.
    Então, um ótimo dia.
    ~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Majo!
      Passei por lá e gostei mesmo.
      Senti dificuldade em "movimentar-me" mas com mais tempo vou pesquisar tudo.
      A foto hoje postada é dolorosamente bela. Aplaudo a escolha.
      Abraço.

      Eliminar
  2. Gostei de ver que a rotina não a perturba. Realmente, o trabalho enobrece e o ócio embrutece o ser humano. Que bom que é feliz. A felicidade é algo que está dentro de nós como um estado e espírito tranquilo. Quem ama é feliz, pois o ser humano é feito à imagem do Criador e Deus é amor. Parabéns pelo texto! Parabéns pelo Dia da Mulher! Cordialmente. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laerte!
      Que fique claro: amo, sou feliz, odeio rotinas, o texto não é meu, "brinquei" com coisas sérias.
      Gosto de o ver por aqui.

      Eliminar
  3. Muito interessante, Teresa! Ainda bem que hojetemos as máquinas, pois, antigamente, só para tratar das roupas era uma trabalheira, Querida amiga, espero que para ti todos os dias sejam dia da mulher e que em todos, os momentos felizes sejam muitos. Vim aqui especialmente para te dizer que parto neste sábado de manhãzinha e para te deixar um abraço de reconhecimento pelas palavras carinhosas que deixaste no Começar de novo. Sempre que tiver oportunidade farei uma visitinha aos meus grandes amigos. Obrigada e até Maio.
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, repito o que já deixei no teu blogue: boa viagem, boas férias.
      Descansa e diverte-te. Muito!
      Até Maio (que inveja...boa!).
      Beijo.

      Eliminar
  4. rsss, ai que coisa maçante, Teresa! Irritante! Cansadas de tudo, da rotina das comidas, ainda teríamos disposição para cremes nas mãos, etc?
    Não almoço em casa, não tenho mais rotinas! Virei 'anarquista', amiga!
    Falando sério, e tem gente assim ainda, viu?
    Beijo, que postagem... é para ninguém esquecer!

    ResponderEliminar
  5. Nem sabia que existia tal livro. Vandalizei os dias todos. Desrespeitei a maior parte dos princípios sacrossantos. O certo é que não tinha tempo para repousar entre lixívias e areados. E me cansei demais. Nem sei como consegui tal desajuste.

    Desejo um bem maior a todas as mulheres. Não podendo ser, que trabalhem menos.

    ResponderEliminar