19 julho, 2013

Marion Zimmer Bradley - para memória futura

Marion Zimmer-Bradley (1930-1999), tinha dez anos quando se enfeitiçou pela lenda do Rei Artur e nunca mais se desligou desse fascínio.
A sua vasta obra radica num imaginário de fantasia, mistério e magia e as histórias, baseadas em lendas antigas, são contadas sempre sob o ponto de vista feminino.
O sucesso da tetralogia “Brumas de Avalon”, que retoma a lenda do Rei Artur, esteve vários meses na lista de “ best-sellers” do New York Times e tornou-a numa das escritoras mais lidas no mundo.
Muitos outros sucessos se seguiram. Eis alguns:
“A herdeira”
…se há um tipo de pessoa de quem gosto menos que do céptico que não acredita sem investigar, é do crente que acredita sem investigar.
Sinopse:
Leslie Barnes comprou recentemente a sua primeira casa com vista sobre Golden Gate Bridge, em São Francisco.
A casa parece perfeita para ela e para a irmã, uma jovem muito dotada para a música. Mas assim que começam a viver na nova casa, dão-se uma série de estranhos acontecimentos que perturbam fortemente as duas irmãs.
Com horror, Leslie apercebe-se de que está a viver num vórtice de poder mágico e que terá de tornar-se na guardiã desse poder para que este não caia nas mãos daqueles que procuram usá-lo para fins perversos.
Leslie, que é psicóloga de profissão, sente-se perdida ao ter que lidar com o oculto até ao momento em que conhece Claire Moffatt, uma médium encantadora, e o seu mentor, Colin MacLaren, um parapsicólogo mundialmente famoso.
Juntos, enfrentarão o mal e possibilitarão a Leslie tomar posse daquela que é a sua herança.
"As mulheres da Casa do Tigre"
… és muito determinada, mas não confies demasiado na tua força.
Sinopse:
Merina é uma próspera cidade onde reinam as mulheres da Casa do Tigre.
De linhagem antiga, mantêm o equilíbrio na cidade, conciliando os interesses económicos e mantendo vivo o culto da Deusa, cuja relíquia, o Coração, se encontra no Grande Templo.
Mas uma forte ameaça paira sobre a cidade. O imperador Balthasar aproxima-se com o seu poderoso exército e Merina não tem qualquer possibilidade de lhe fazer frente.Com ele vem também o mago Apolon, um servidor das Trevas que busca apoderar-se da relíquia e de todo o seu poder.
É nestas circunstâncias que as mulheres da Casa do Tigre planeiam a defesa da cidade. Apenas a sua coragem se interpõe no caminho do Imperador e do triunfo: a rainha mãe, Adele, fará uso dos poderes espirituais e mágicos de que dispõe; Lydana, a rainha reinante, organizará a resistência armada; e a jovem princesa herdeira, Shelyra, será “os olhos e os ouvidos” da resistência, fazendo valer uma antiga aliança com os ciganos.
“A casa da floresta”
A dúvida é inimiga da magia…
Sinopse:
Dentro dos muros da Casa da Floresta, numa remota região da Bretanha, um círculo secreto de sacerdotisas Druídas preserva os antigos rituais de aprendizagem, cura e magia contra o Império Romano.
Na sua vizinhança, a jovem Eilan, nascida numa família impregnada pelos conhecimentos dos Druídas, amadurece em direcção à sua plena condição de mulher e ao florescimento duma força interior com a qual dificilmente se atreve a sonhar. Ouve-se, já, o chamamento da Grande Deusa – e será ela a cerimonialmente escolhida como a nova grã-sacerdotisa. Mas antes, Eilan ouve outra voz – a do seu amor pelo jovem romano Gaius Macellius, cuja missão é submeter a sua terra nativa a todos os seus costumes. A guerra que devasta o íntimo de Eilan, que tem que renunciar ao seu amado em favor do seu destino sagrado, espelha a turbulência da época… e será apenas ela a poder encontrar o caminho para fora da encruzilhada na qual a sua fé a colocou.
“A sacerdotisa de Avalon”
O conhecimento certo do que está para vir só é concedido a muito poucos.
Sinopse:
Esta é a cativante história da princesa inglesa Eilan, a quem os romanos chamam Helena.
A viagem de Helena começa em Avalon quando se apaixona por um oficial a quem o destino reservou a grandeza imperial. Seguiremos o percurso de Helena, de menina a mãe, e observá-la-emos esfuziante com o nascimento do filho e desesperada quando a política força o seu amado a optar entre a mulher e o império. Helena protagoniza um momento crítico da história do Ocidente, procurando unir o mundo pagão e o novo império cristão. Enquanto mãe e imperatriz, aventurar-se-á numa peregrinação até à Terra Santa, numa procura da verdade que transcende qualquer religião.

Sem comentários:

Enviar um comentário