08 janeiro, 2013

Desafio nº 13 - Histórias de uma família, contadas com cheiro a mar. Memórias tristes de infância e busca de destinos felizes. Quem escreveu?

Quem não teve a sorte de viver a sua infância e não possa recordá-la com gratidão dificilmente aceitará que o corpo e a alma tenham uma idade bem definida. Penso-o por mim, sempre que ao espelho olho o branco amarelado do meu cabelo, o costume de franzir as sobrancelhas e enrugar a testa e a maneira como estou falando comigo e a minha é a voz dum homem zangado com a vida. A minha wife não sabe, nunca há-de saber por que motivo falo com ela mas não olho para ela. Os nossos filhos, sempre que peleijo com eles, encolhem-se, tremem de medo, pensando que a voz é do tamanho do corpo. Nunca bati em nenhum dos meus pequenos. Prometi olhar sempre para o meu passado e pensar duas vezes antes de castigar um filho meu. Educá-los pelo respeito e não pelo medo, bem ao contrário do meu pai, esteve sempre na primeira linha das minhas intenções.
 
Ajuda se eu disser que foi escrito na língua de Camões?
Ajuda se eu disser que ao lê-lo experienciamos sons, cores, cheiros, dores, lágrimas, sorrisos?
====////====////====
Resposta do Desafio nº 12:
Acho que foi demasiado fácil chegar às “Memórias de uma menina bem-comportada”, de Simone de Beauvoir, publicadas em 1958.
Parabéns para quem acertou.

3 comentários:

  1. Agora que decidi tentar responder aos desafios...este é demasiado difícil. Não seria possível mais uma ajuda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Redonda,
      Dou mais uma dica: são memórias felizes e tristes de uma família portuguesa.
      Por mar há-de lá chegar.
      Tente de novo.
      Bjs.

      Eliminar
  2. ...Parece-me que continuo sem fazer nenhuma ideia...Se entretanto não me ocorrer nada, voltarei mais tarde para saber a resposta :)

    ResponderEliminar