14 julho, 2020

AMIGO é aquele que...


“Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto." 
(Francis Bacon)


AMIGO
É aquele que ouve atentamente
Aquele que aconselha nas indecisões
Aquele que nada pede em troca
Aquele que não se intromete nem sufoca
Aquele que conforta com uma só palavra
Aquele que diz «não» quando é preciso
Aquele que adverte com um sorriso
Aquele que olha com o coração
Aquele que chama à razão
Aquele que mesmo longe está perto
Aquele que faz sorrir
Aquele que atenua medos
Aquele que guarda segredos
Aquele que respeita silêncios
Aquele que rejubila com os sucessos
Aquele que consola nos insucessos
Aquele que estimula a ir mais além
Aquele que abraça nas horas más
Aquele que alerta «por aí não vás»
Aquele que diz «estou aqui»
Sempre!
(Teresa Dias)
(fotos da net)

28 comentários:

  1. Querida Teresa,
    Eu assino embaixo tuas palavras.
    Não adianta dizer que não... Em qualquer lugar que seja, existem pessoas que gostamos mais.
    Amigos, são melhores que os parentes, pois, amigos podemos escolher.
    O grande poeta “Mário Quintana”, tão bem nos deixou escrito:

    “A amizade é um amor que nunca morre!”

    Amigo é àquele que conhece os teus defeitos (pois, ninguém é perfeito) e mesmo assim, gosta de ti.
    Já dizia o filósofo ateniense “Sócrates”:

    “O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele!”

    Virtual neste novo Mundo que vivemos, passou a ser real... Então somos amigos reais, dentro da “virtualidade”.
    AMIZADE é uma virtude, uma qualidade moral particular, exclusivamente humana.
    Bom retorno! Beijos!!!

    ResponderEliminar
  2. Tão linda imagem e realmente sem amigos, tudo fica mais difícil! Adorei! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Que mais acrescentar minha querida Amiga? Já disseste o essencial do que é ser Amigo. Não teorias que excedam o que disseste. Gostei tanto...
    Um beijo e a minha Amizade Teresa.

    ResponderEliminar
  4. Oi Teresa, gostei muito! Amizades são importantes para nosso crescimento, devemos ser para os amigos, o que esperamos deles. Tudo com leveza e sem cobranças.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Adorei a imagem... e existe esse... aquele?
    .
    Um dia feliz
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde de serenidade, querida amiga Teresa!
    Como e bem-vinda sua volta!
    Muito bonita a imagem e a mensagem passada.
    Que bom tê-la como amiga!
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  7. Graça a Deus que tenho alguns Amigos. Nãp preciso de muitos, mas preciso de os poucos que tenho me acarinhem quando preciso !

    ResponderEliminar
  8. E gostou das férias? Souberam bem? Isso também importa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, que saudades eu já tinha!
      Desta vez disse tudo na Pétala nº 2970, lá no outro lugar...
      Beijo

      Eliminar
    2. Em que outro lugar? Lembro-me de um blogue de viagens e da cozinha de afectos, mas já não tem os links no perfil...

      Eliminar
    3. No "Pétalas de sabedoria". Está lá tudo...

      Eliminar
  9. Seja bem regressada, amiga.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, meu amigo Pedro!
      (ainda no ritmo das férias...)
      Beijo.

      Eliminar
  10. Gostei imenso deste teu poema sobre a amizade,tudo muito perfeito por aqui!! Desejo-te continuação de um excelente mês de Julho,muita alegria,muita paz e muita saúde para ti,muitos beijinhos,fica bem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresinha!
      Bem-vinda e obrigada pelos gentis comentários.
      Prometo uma visita.
      Beijo, saúde e felicidade.

      Eliminar
  11. Olá, querida Teresa!

    Voltaste em bem e espero que a pausa tenha sido boa.

    Amigo é aquele que nos ajuda a subir, quando não chegamos a determinado lugar, e olhando a doce e ternurenta imagem, vê-se logo que os bichanos são amigos.

    O amigo, o verdadeiro amigo, dá-nos sempre a mão ou o pé, a patinha neste caso. Que lição de vida!

    O teu poema está excelente e sublinha o que é uma verdadeira amizade. ESTOU AQUI, SEMPRE, rematas, e muito bem!

    Há novo post no meu blogue. Passa por lá, qdo te for possível e te apetecer.

    Beijos e um cordial abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Céu, muito obrigada pelo carinho.
      Novo post teu? É claro que passarei para ler versos «calientes» e poderosos.
      Os meus, são uma brincadeirinha. Não sei versejar, poetar, poetizar, versar, rimar... eu sei lá... não sei!
      Beijo, querida.

      Eliminar
  12. Que foto tão fofinha.
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  13. Um Amigo é mesmo tudo isso.
    Adorei o poema.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando merece, ainda mais...
      Obrigada Maria.
      Visita prometida.
      Beijo, feliz fim-de-semana.

      Eliminar
  14. Teresa, minha querida, gostei tanto de ver essa postagem que saiu do teu coração. Já tinha lido e postado um comentário que voou. A amizade verdadeira é única e não basta ser parente para ser amigo, amizade a gente escolhe, é aquele sentimento que bate, não tem nada uma coisa com outra. E hoje, mais do que nunca, as amizades virtuais estão muito próximas, tem um ditado que diz: quem vê cara não vê coração, deves conhecer. Lembro que quando perdi meus pais, meu consolo veio de minha família e dos amigos virtuais, daqueles que se tornaram bem próximos. Abria o computador e estava aqui palavras de carinho e de força. Eu prezo muitíssimo minhas amizades virtuais! Não é terra nem água que barra sentimentos.
    Um beijo, amadinha, creio que agora entra esse comentário. Quero ver muito mais postagens partindo do teu coração.
    Cuida-te.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comentário voou mas aqui não chegou...
      Te amo minha amiga virtual.
      Beijo. Protege-te.

      Eliminar
  15. Olá querida amiga Teresa!
    Uma amiga verdadeira é para os bons e maus momentos!
    Uma real aventura nas nossas vidas!
    Lindo poema!
    Um doce abracinho!❤️
    Megy Maia🌈

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Megy.
      E um doce abracinho para si também.
      Me aguarde... que eu passo.

      Eliminar
  16. Teresa,
    Adorável texto.
    Sou grata por poder
    ler aqui.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar