17 outubro, 2017

Quando se trata de pedir favores a familiares...


Quando se trata de pedir favores a familiares sou tomado de um pudor paralisante. A família é uma empresa complicada de hierarquias confusas, obediências, silêncios, recriminações. Esforço-me por manter as relações no plano da cortesia ou da intimidade mais intuída do que praticada. No fundo, gosto de estar em família por períodos breves. Estas aproximações – para esclarecer uma dúvida, pedir um carro para as mudanças ou uma toalha de mesa para o Natal – causam-me um certo desconforto. Prefiro deixar a família a pairar com a sua autoridade tácita, lá bem no alto, onde pouco interfere com o meu quotidiano. Cada qual na sua casa segundo os seus ritmos: isso é que está certo.”


Bruno Vieira Amaral, escritor português (1978-), in “Hoje estarás comigo no paraíso”, Ed. Quetzal, 2017
Foto da net.

13 comentários:

  1. Olá, Teresa.
    Ouvi notícias hoje, pela manhã, que os Bombeiros de Portugal conseguiu terminar com o fogo, que se alastrou nos últimos dias, com mortes, infelizmente. Parabéns aos Bombeiros,
    Agora sobre o texto de Bruno Vieira Amaral ("escritor português (1978-), in “Hoje estarás comigo no paraíso”, Ed. Quetzal, 2017"). Pelo que vi, pela tua resenha, o livro deve ser muito interessante, até porque eu também me sinto constrangido ao pedir favores a parentes.
    Uma excelente semana.
    Um abraça.
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro!
      Acabei de ouvir que neste momento não há fogos activos em Portugal. Muito bom!
      Infelizmente há dezenas de vítimas a lamentar.
      Parabéns e obrigada a todos os Bombeiros do meu país. Gente boa!

      Bruno Vieira Amaral tem publicados dois excelentes romances. Postei sobre ambos no roldeleituras. Espreita.
      É um escritor português a ter em atenção.

      Quanto a pedir favores a familiares... "Vade retro Satana".
      Abraço.

      Eliminar
  2. Olá Teresa começando a voltar e matando as saudades, mas também lamentando muito pelos incêndios e dor pelas vitimas.
    Pedir favores nunca é agradável, mas a parentes é muito pior, se for possível prefiro ficar sem o favor. O Escritor tem toda razão, e muita afinidade com muita gente neste mundo.
    Grande abraço, Léah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda querida Léah!
      Lamentavelmente o número de vítimas mortais já subiu para 42. Terrível, amiga!
      Concordo consigo, pedir favores nunca é agradável mas ter de pedir a familiares... menina "a coisa fica preta".
      Espero que tudo esteja bem consigo e sua família.
      Vou voltar ao seu cantinho.
      Beijo.

      Eliminar
  3. Também não gosto de pedir favores a familiares.
    Boa semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  4. rss, Teresa, acho que esse escritor, de pura sensibilidade, diz o que todos pensam e poucos dizem para não magoar certas cabeças frágeis. Mas estou com ele, família... nunca estão contentes e a liberdade de reclamarem corre solta!
    E pedir favor já não é agradável, imagine para familiares! Sempre tem uma volta, uma cobrança...
    Beijo!

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante, Teresa! Pedir favores é sempre constrangedor e eu só arrisco a pedi-los a dois ou três AMIGOS e ao meu irmão. Claro, aos meus pais também sempre pedi sem problemas, mas agora com a idade que têm não o faço. A todos os outros familiares que são muitos, nem pensar!!!
    Estive a ler os posts anteriores e acho que adoraria ler a nação crioula, pois gosto muito desse tipo de livros. Vou ver se não me esqueço de comprá-lo. Beijinhos, Teresa e desejo que estejas bem, assim como os teus familiares mais queridos, aqueles a quem, de certeza, não te importas de pedires um favorzinho. Até....
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Emília!
      Desculpa se não tenho passado pelo teu cantinho mas, nas últimas semanas, tenho andado um tudo nada "despassarada".
      Lê "Nação crioula". Vais gostar.
      Pedir favores a familiares? Hum! Nem pensar.
      Fica bem. Beijo.

      Eliminar
  6. Deve ser um livro bem interessante.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça, os dois livros de Bruno Vieira Amaral são muito interessantes. Não deixes de ler.
      Agora diz-me, onde posso encontrar à venda os teus livros? Procurei na FNAC Cascais e nada encontrei.
      Boa semana. Beijo.

      Eliminar
  7. Teresa passei para desejar uma excelente semana.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria!
      Contigo, tenho divagado...
      Boa semana.
      Beijo.

      Eliminar