17 maio, 2016

É proibido chorar...


“As caras das mulheres, quando choram de verdade, tornam-se intensas e contêm uma beleza aterradora como as esculturas de Gaudi. Deve ser por isso que assusta tanto os homens. Qualquer homem suporta estoicamente que o queimem com um ferro em brasa, que lhe arranquem as unhas ou o esbofeteiem, mas nenhum consegue suportar a visão de uma mulher a chorar. E deve ser por isso, porque o rosto de uma mulher quando chora e soluça se torna poderoso e terrível, libertando todo o género de sentimentos e emoções.
Os homens pensam que choramos contra eles. E aí o instinto não os engana. Eles fazem-nos chorar, provocam o nosso pranto em cerca de noventa e nove por cento dos casos. Choramos de tristeza, de solidão, de medo, mas também de raiva, de impotência, de indignação. E fazemo-lo, igualmente, em um por cento porque temos pena de nós – contemplamo-nos de fora e temos pena de nós. Somos tão estúpidas, tão parvas, tão emprestáveis, tão feias, tão anormais e tão complexadas que temos pena de nós!”

Mulher, acredita em ti!

Tirei daqui: “Como ser mulher e conseguir sobreviver”, de Carmen Rico-Godoy, Ed.Terramar, 1990
Foto da net.

3 comentários:

  1. Interessante. Mas não sou nem um pouco apologista desse espectáculo lacrimoso perante os homens. Contra eles eu não quero chorar. Posso chorar de tristeza uma vez ou outra: E a tristeza tem muito motivo, entre os quais os homens podem estar. A gente aprende a viver sem lágrimas e treina a não sofrer. E quando esteja quase a saber, morre. Fica sempre tudo incompleto.

    ResponderEliminar
  2. Tão Grata estou com este texto...
    Hoje!

    ResponderEliminar
  3. Embora concorde no geral, considero um bocadinho exagerado a comparação com ser queimado com um ferro em brasa ou ou o arrancar das unhas... ;)

    Beijocas

    ResponderEliminar