06 outubro, 2015

1º - Excertos do "Livro do desassossego", de Fernando Pessoa


4 - (1913?) - Nossa Senhora do Silêncio 
"Ás vezes quando, abatido e humilde, a própria força de sonhar se me desfolha e se me seca, e só posso ter como sonho o pensar nos meus sonhos, folhei-os então, como a um livro que se folheia e se torna a folhear sem ter mais que palavras inevitáveis. É então que me interrogo sobre quem tu és, figura que atravessas todas as minhas visões demoradas de paisagens lentas e de interiores antigos e de cerimoniais faustosos de silêncio. (…)
Eu não sei quem tu és, mas sei ao certo o que sou? Sei eu o que é sonhar para que saiba o que vale chamar-te o meu sonho? Sei eu se não és uma parte, quem sabe se a parte essencial e real, de mim? E sei eu se não sou eu o sonho e tu a realidade, eu um sonho teu e não tu um Sonho que eu sonhe?"

6 - (1913?) Nossa Senhora do Silêncio (?)
"A minha vida é tão triste, e eu nem penso em chorá-la; as minhas horas são falsas, e eu nem sonho o gesto de parti-las."

Leia (tudo) e deslumbre-se!


Sem comentários:

Enviar um comentário