11 julho, 2014

"Contos Municipais" - António Manuel Venda

Chegou às bancas mais um livro de António Manuel Venda.
É um livro pequenino, com dez contos que retratam situações vividas num pequeno município do interior do país.
São histórias bem imaginadas, bem escritas, cheias de humor, ironia e personagens surpreendentes: um presidente, alguns vereadores, os inevitáveis técnicos, uma empregada de limpeza, uns tipos da inspecção (da capital), um ouriço-cacheiro com um cargo que não é nada de deitar fora, uma bruxa, o diabo, secretárias, amantes, uma toupeira de risca azul, um ladrão, uma “préfeita” e outros mais.
Gostei de todas, mas destaco três. São perfeitas, bizarras, risíveis. 
As grandes opções do plano” - O caso começou quando uma empregada de limpeza, mulher já de uma certa idade, deu com um vereador e a assessora mais próxima, os dois em cima da mesa de uma das salas de reuniões, muito concentrados a tratar das grandes opções do plano…a empregada, ao acordar depois de recolhidas pelos bombeiros após um desmaio em cujo tombo abriu a cabeça, só falava das grandes opções do plano e de que o vereador e a assessora estavam em cima da mesa. Não conseguia dizer mais nada, apenas isto:
- Estavam os dois em cima da mesa a tratar das grandes opções do plano!
Duas nuvens furiosas em pleno verão” - Num belo dia de verão, a meio da semana, duas pequenas nuvens muito escuras aproximaram-se da sede do concelho… começou a juntar-se gente, tentando perceber aquele fenómeno… noutro belo dia desse mesmo Verão, ainda com mais calor, as duas nuvens voltaram a aparecer… notaram que havia qualquer coisa que começava a desprender-se das nuvens. Era granizo…. O ataque seguinte foi completamente inesperado… foi uma chuva de diospiros, todos muito maduros, mesmo não sendo a época deles.
“Ligação umbilical”Muitas pessoas na câmara já tinham ouvido falar no município brasileiro de Turibim de Parapapá, mas poucas sabiam dizer bem o nome. Ou nenhuma, tirando um dos vereadores, que era quem tratava do caso. E o caso tinha a ver com um processo de ligação umbilical… Claro que o município de Tupiribim de Parapapá não existia, mas nunca ninguém se tinha preocupado em ir comprovar… A verdade é que o vereador tinha uma conhecida no Brasil, uma rapariga ainda nova, que às vezes aparecia no concelho em visita oficial como perfeita de Tupiribim Parapapá, a tratar de assuntos da ligação umbilical… a ligação à rapariga era forte. Umbilical.
Mas que histórias bem “esgalhadas”!
A brincar, a brincar, dizem-se coisas sérias .
Há "fartura" de municípios, portanto, venham mais contos.
Gostei!

Contos municipais, de António Manuel Venda
Ed. Just Media, 2014
87 págs.

Sem comentários:

Enviar um comentário