16 maio, 2013

Filme "A essência do amor", de Terrence Malick

Começo por dizer que não sou especialista em cinema, nem de perto nem de longe, que sou uma mera espectadora de histórias filmadas, que me limito a classificar um filme pelo que me obriga a pensar, sentir e divertir.
Feito o aviso, o que vou dizer a seguir é, apenas e só, a minha opinião sobre o último filme de Terrence Malik “A essência do amor”, apelidado de drama romântico.
NÃO GOSTEI.
Deixei-me levar pelo método muito próprio como o realizador trata as emoções e a espiritualidade, pelas palavras da protagonista Olga Kurylenko (lindíssima!) sobre a rodagem do filme, pelos actores Ben Affleck e Javier Bardem e pelas memórias que guardo do filme “A Árvore da Vida” (2011) e lá fui, em busca de 112 minutos de encantamento.
Acontece, que no fim do filme (sim, aguentei-me de pedra e cal até ao fim) saí da sala horrorizada, defraudada, apalermada e com vontade de pedir de volta os 6,60 euros que paguei pelo bilhete.
No fundo, mas bem no fundo, percebi que o filme conta uma história de amor e de fé:
- as aventuras e desventuras de Neil com os seus dois amores - Marina, a mulher que conhece em Paris e Jane, um amor da juventude.
- a crise de fé de um padre católico (Javier Bardem).
Acontece, que o que se vê no ecrã é inenarrável: uma história sem fio condutor, uma montagem atabalhoada, actores “perdidos” em cenários exteriores belos mas agrestes, em ruas vazias, em casas e mais casas, na igreja. Quase não há diálogos, mas há vozes em off com frases de meia-tigela. Ao longo de 112 minutos ouvimos falar em inglês, francês, espanhol, italiano e russo (?).
O que é isto?
Não sei.
Saberá o realizador?
Duvido.
Tenho de dizer que gostei da música belíssima e das imagens deslumbrantes e assombrosas da natureza.
Acontece, que tenho em casa excelentes discos e na TV o canal National Geographic.
Fui enganada!

3 comentários:

  1. Por vezes sentimos-nos desiludidas com os filmes que vemos ou os livros que lemos. Confesso que prefiro ter poucas expectativas, pois raramente corresponde à realidade

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Estava indecisa quanto a ir vê-lo ou não...acho que vou optar por outro filme :)

    ResponderEliminar
  3. Ouvi vários comentários péssimos sobre este filme. Não vou vê-lo.

    ResponderEliminar