15 fevereiro, 2013

"Engano" - Philip Roth

… em imaginação sou infiel a toda a gente…
Que capa fantástica! Que imaginação incrível! Que “tratado” sobre a paixão humana.
- Vieste para a lição?
- Não.
- Fizeste o trabalho de casa?
- Não tenho a certeza.
- Está bem. Antes de mais vamos fechar a porta à chave.
É assim este romance. Feito de diálogos espantosamente inteligentes, cristalinos, impiedosos, estonteantes.
- É muito estranho ver-te.
- Mais estranho é não me veres, ou não será?
- Não. O normal é não te ver.
São diálogos de dois adúlteros apaixonados, num estúdio/esconderijo em Notting Hill. Ela é uma jovem inglesa de 34 anos, linda, culta e neurótica. Ele é Philip (coincidência?!), um escritor judeu americano (coincidência?!) nascido em 1933 (coincidência?!), desempregado.
- Estás a tremer. Estás doente?
- Estou excitada.
Antes e depois de fazerem amor, os amantes falam sobre os seus casamentos, o amor, a paixão, a felicidade, a solidão, a doença, o envelhecimento, a morte. Mas também falam sobre a América e Israel, o judaísmo, a política inglesa.
- Quando ando pela cidade nunca oiço falar da Irlanda do Norte. Só ouço falar de Israel nazi e da América fascista.
Este romance é sobre enganos e enganados. O marido enganado, a mulher enganada, os amantes enganados, os leitores enganados.
Neste romance a linguagem é despojada, crua e genuína. Choca? Por vezes… mas pouco…
- Tu não vais para o estúdio trabalhar… vais para o estúdio foder! Tens um caso com alguém no teu estúdio.
- Ai vou? Ai tenho?
- A única mulher que entra no meu estúdio é a mulher do meu romance, infelizmente. Com companhia era mais agradável, mas não funciona.
Este romance, confunde, perturba, estilhaça, fascina. Eu só posso imaginar a estupefacção dos críticos e leitores, aquando da sua publicação em 1990, com o título "Deception".
Que escritor corajoso! Que escritor espantoso!
- … a discrição não é para os romancistas. Nem a vergonha.
Ainda bem!
 
Engano, de Philip Roth
Ed. D. Quixote, 2013-02-14
Tradução de Francisco Agarez
200 págs.

1 comentário: