05 fevereiro, 2013

Desafio nº 14 - Alvoroço no reino, intrigas na corte. É pitoresco este romance. Quem o escreveu?

- Há que levantar o silêncio como se levanta um cobertor. Então chegará até nós um bulício distante feito de mil ruídos diferentes, desde o grito daquele que assassina na escuridão uns rufiões a soldo, até ao gemido de prazer de uma rapariga que acaba de descobrir o amor, porque o seu marido foi de viagem e ela decidiu, por fim, receber como amante o homem que a cortejava. Sabe Vossa Majestade que esse homem lhe pedirá que se dispa? Mas também há maridos que expulsam as suas mulheres da cama por pretenderem despir-se. Os homens e as mulheres desta corte não pensam hoje noutra coisa, porque se disse que o Rei, Nosso Senhor, queria ver...
Disse-se em todos os círculos, em todas as esquinas, em todos os locutórios. Não se disse, mas aludiu-se, nos púlpitos, e andam pela cidade procissões de penitentes a pedir que não os atinja a vingança do Senhor pelos pecados do Rei.
 
Ajuda se eu disser que este rei "pecador" queria apenas ver a Rainha nua?
Ajuda se eu disser que "pasmamos" com a crítica mordaz à pretensa moral e bons costumes da corte espanhola, na época da Inquisição?
 ====////====////====
Resposta do Desafio nº 13:
Trata-se de “Gente feliz com lágrimas", de João de Melo, publicado pela Dom Quixote, em 1988.
Acreditem que é um romance genial. Não deixem de ler.
Parabéns para quem acertou.

Sem comentários:

Enviar um comentário