17 julho, 2012

Vale a pena ler... Alexandra Carita

O Português vai ser uma língua internacional?

O Português já é uma língua internacional.
A resposta é unânime e perentória. Comum a linguistas, escritores, investigadores e responsáveis pelos vários organismos que a promovem.
Os números falam por si. Com mais de 250 milhões de falantes… o português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª língua europeia mais falada – a seguir ao inglês e ao castelhano – e a mais falada no hemisfério sul. É ainda língua oficial e de trabalho de mais de 20 organizações mundiais, as principais e de maior referência.
Os últimos dados relativos ao número de utilizadores da internet por língua são também pertinentes. O português é usado por mais de 80 milhões, acima do francês, com 59 milhões de utilizadores, e do alemão, com 72 milhões.
…..

Se o entendimento do Governo é o de “considerar que o Acordo Ortográfico irá facilitar o conhecimento e a divulgação do português – opinião partilhada por linguistas a partir do argumento de que uma ortografia unificada facilita o uso da língua -, o de muitos escritores e especialistas do português é o contrário.

“O AO só virá deteriorar a língua, cria o risco de corromper a sua fonética e constitui uma antipolítica da língua”, sintetiza Vasco Graça Moura.

Excerto do texto de Alexandra Carita, publicado no jornal Expresso, de 14 Julho 2012
Vale a pena ler na íntegra.

2 comentários:

  1. O AO é um aborto.
    Penso que mais tarde ou mais cedo vai ser anulado.
    Beijo.

    ResponderEliminar