24 julho, 2012

Vale a pena ler... José Hermano Saraiva

José Hermano Saraiva faleceu no passado dia 20 de Julho. Tinha 92 anos.
Sei que tudo já foi dito e escrito sobre o percurso de vida, a obra e a carreira do professor, historiador, antigo ministro da Educação de Salazar, extraordinário estudioso e divulgador da nossa história.
Vou limitar-me a recordar o ano de 1991, quando comprei e li compulsivamente a 14ª edição do seu livro mais conhecido “História concisa de Portugal”. Voltei a ele tantas vezes, que as páginas se soltaram e a capa "envelheceu".
Sobre o título, disse o autor:
“… escolhi este título, que me não satisfaz, mas traduz rigorosamente a verdade: história concisa, isto é, história escrita de forma concisa.”
Eu sempre gostei de História, aliás fui sempre uma boa aluna nesta disciplina, e este “grande livrinho” teve o poder de me recordar o que estudara e prender, como se de um romance se tratasse.
Recordo que me espantei com o turbilhão de pormenores que abrangem todas as áreas: política, económica, social e cultural, com a simplicidade da escrita, com a capacidade de síntese de alguém que sabia tanto sobre “nós”.
“Muitas vezes, e em muitas circunstâncias, me pediram que indicasse uma “História de Portugal” abreviada, livro que não demorasse muito tempo a ler, mas desse uma visão global da evolução histórica do povo português. Livro que não contivesse mais do que o essencial, mas não ficasse pelo nível elementaríssimo dos vários epítomes escolares.”
Se não conhece este livrinho (duvido!) aproveite o verão para o ler de uma assentada.
Vai gostar de saber de “si”.
Logo que se instalou em Lisboa, Junot deu-se ares de reformador da vida nacional: anunciou uma era nova de liberdade e de progresso, prometeu a abertura de estradas e canais (aí estava o nosso maior atraso), administração eficaz, saneamento financeiro, asilos para os pobres, escolas para o povo.
Os grandes aderiram, os pequenos esperavam.
Nem mais!

2 comentários:

  1. Pois eu não conheço, fiquei agora a conhecer e anotei...acho que vou gostar :)

    Obrigada pela dica :)

    Fui entrando...a porta estava aberta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Aqui podes entrar sempre.
      Também já espreitei o teu cantinho - e gostei. Vou voltar.
      Bjs.

      Eliminar