10 abril, 2012

Desafio nº 5: Excerto de um romance “existencial” /testemunho de um período trágico da Europa. Qual é e quem o escreveu?

Às seis e meia Pereira ouviu bater à porta, mas já estava acordado, afirma. Observava as estrias de luz e de sombra das persianas no tecto, pensava na Honorine de Balzac, no arrependimento, e parecia-lhe que também ele devia arrepender-se de alguma coisa, mas não sabia de quê. De repente sentiu vontade de falar com o padre António, porque a ele poderia confiar que queria arrepender-se, mas não sabia de que é que se devia arrepender, era isto que queria dizer, ou talvez lhe agradasse só a ideia do arrependimento, quem sabe.

Ajuda se eu disser que o protagonista da história é um jornalista português, e a acção decorre em plena ditadura salazarista?
Ajuda se eu disser que o autor considerava Portugal a sua segunda pátria?

====////====////====

Resposta do Desafio nº 4:
Trata-se de “Morte em Veneza” (1912), o excelente romance de Thomas Mann, que conta a história trágica de um escritor de meia-idade que, em Veneza, se apaixona platonicamente por um belo jovem polaco (a representação perfeita da beleza e da inocência) e que morre sem ter trocado com ele uma única apalavra.
Parabéns para quem acertou.

2 comentários:

  1. Nunca li o livro, nem nada deste escritor. Mesmo assim, dá para adivinhar de que livro se trata e quem o escreveu. O escritor, que creio ser italiano de nascença, viveu muitos anos em Portugal, onde faleceu recentemente! O livro, creio ser o mesmo que deu origem a um filme protagonizado por Marcelo Mastroiani... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar