03 fevereiro, 2012

"Contos escolhidos" - Guy de Maupassant

Em meados de 2011 apareceu nas livrarias um livro extraordinário com 42 contos de Guy de Maupassant, que o poeta Pedro Tamen selecionou (de entre mais de trezentos), traduziu e organizou em três grupos:

1. Contos mundanos, amorosos, eróticos e galantes (24)
Destaco A casa Tellier - um bordel considerado pelos clientes de estabelecimento de utilidade pública, que certo dia tem afixado na porta o seguinte letreiro “Fechado por motivo de primeira comunhão; A Minha Mulher - um homem embriagado entra no quarto errado e é obrigado a casar com a mulher que surpreende; As Jóias - a séria mulher do Sr. Lantin governava a casa com uma economia tão hábil que até parecia que viviam no luxo. Vai sozinha ao teatro e compra bijuterias falsas. Após a sua morte, o Sr. Lantin descobre que afinal as bijuterias são joias verdadeiras.
2. Contos inquietantes, de horror e de mistério (9)
Destaco Um Drama Verdadeiro - como diz o autor uma história impressionante sobre o amor de dois irmãos pela mesma rapariga, o ciúme de um, a morte do preferido, o crime num recanto de uma mata, a justiça despistada…; A mão - um crime muito habilmente concebido, muito habilmente executado, e de tal modo envolvido em mistério…
3. Contos exemplares (9)
Destaco Bola de Sebo - a história de uma mulher pequenina, redondinha, com uma pele reluzente e esticada… no tempo da ocupação prussiana. Para os vencidos começava o dever de se mostrarem afáveis para com os vencedores; A História de um Cão - uma história verdadeira sobre um cão sem nada de especial, feio, de aspecto vulgar; A felicidade - à hora do chá falava-se do amor, discutia-se esse velho tema, repetiam-se coisas que já haviam sido ditas muitas vezes.
Vou voltar muitas vezes  a este clássico intemporal.
Fabuloso!

Contos escolhidos, de Guy de Maupassant
D. Quixote, 2011
Compilação e tradução de Pedro Tamen
400 págs.

8 comentários:

  1. Ando de olho neste livro. Li o ano passado "Bel-Ami", que é simplesmente genial! Agora aguardo pela adaptação que está quase a estrear. ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá tonsdeazul,
    Não deixes de ler, te encantar e espantar com a actualidade do registo.
    Não conheço "Bel-Ami" mas vou estar atenta.

    ResponderEliminar
  3. Que coincidência, li há uns dias um conto de Guy de Maupassant, "The Vendetta" e andei a ver que livros dele é que temos por cá, porque gostei imenso do conto. Este pareceu-me excelente e a sua opinião só veio reforçar a ideia. :)

    ResponderEliminar
  4. Olá N. Martins,
    Acredita que vais deliciar-te com a leitura dos 42 contos. Não deixes de comprar e "devorar".
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. hihihihihi... Ando a ler o "Mademoiselle Fifi e Contos da Galinhola, de Guy de Maupassant" - traduzido por, e com prefácio do nosso Nobel (:

    ResponderEliminar
  6. Desconhecia mas já apontei na minha lista (longa) de próximas procuras.

    ResponderEliminar
  7. qual a mensagem que pretende passar com o conto a historia de um cao?

    ResponderEliminar
  8. estive a ler o condecorado de maupassant, não percebo nada da historia

    ResponderEliminar