25 fevereiro, 2011

"Uma vida pela metade" - V.S. Naipaul

Uma vida pela metade” é a história de dois homens rebeldes – pai e filho – que lutam contra as tradições da família, na esperança de viverem a sua própria vida.
O pai de Willie é descendente de uma longa linhagem de sacerdotes, que perdeu tudo com a conquista do país pelos Muçulmanos e depois com a ocupação inglesa.
A segurança da família foi conseguida servindo o marajá.
Ao pai de Willie estava destinado tirar uma licenciatura, com uma bolsa concedida pelo marajá, casar com a filha do reitor do colégio do marajá e continuar a servir o marajá.
Mas ele não está interessado na servidão eterna.
É a luta pela independência do país que lhe interessa. Quer fazer parte desse movimento, quer lutar contra as tradições, quer viver a sua vida.
Resolve virar costas à linhagem, a todas as esperanças que a família depositara nele, abandonar os estudos, fazer um voto de silêncio, viver de esmolas e casar com a mulher mais miserável que encontrar.
Encontrou-a, e desse casamento nasceu Willie - para sempre o filho do pedinte da porta do templo.
Humilhado ... aos vinte anos, Willie Chandran, o aluno da missão que não completara os estudos, sem saber o que queria fazer a não ser fugir daquilo que conhecia e, contudo sem perceber muito bem o que existia para além daquilo que conhecia... parte para Londres, em busca de uma nova vida, a sua própria vida.
Assume uma nova identidade, mas nem assim consegue encontrar-se.
Em Londres conhece aquela que virá a ser sua  mulher. Partem ambas para o país dela, em África, uma colónia portuguesa que vive os últimos dias do colonialismo.
Mas, também ali toma consciência de que está a viver a vida pela metade, que está a viver a vida dela e não a sua.
Volta a partir. Sózinho.
Leia para conhecer Willie Chandran. Já agora, a colónia portuguesa para onde ele vai com a Ana, a mulher, é...
Gostei!

Este foi o primeiro livro que li de V. S. Naipaul, autor galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, em 2001. Descobri-o na estante da minha filha.

Uma vida pela metade, de V. S. Naipaul
Dom Quixote, 2001
Tradução de Maria João Delgado
195 págs.

8 comentários:

  1. A minha lista não pára de aumentar! Fiquei curiosa, não conhecia nem o autor nem o livro. Já tomei nota, gosto quando um livro nos transporta p outras realidades tão diferentes da nossa...Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Olá Cris,
    Já agora vou fazer um desafio. Qual é a ex-colónia portuguesa de que trata a segunda parte do livro? Não cheguei lá... mas a curiosidade é enorme.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresa. A segunda parte suponho que se refira a Moçambique, pela guerra civil, Angola ser do outro lado, e proximidade à África do Sul. Cristina, experimenta. É bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, talvez se refira ao meu país do coração.
      Obrigada pela dica.
      Já agora, que outros livros do autor sugere para futuras leituras?

      Eliminar
    2. teresa pode me explicar como é a leitura e as razões pelas quais acha o livro interessante? E se ouder um resumo mais detalhado para perceber melhor a ideia do livro

      Eliminar
    3. Mais ainda do que já escrevi?!
      Leia e releia. Talvez fique a perceber a ideia do livro.
      Depois, partilhe, para eu aprender consigo.
      Tudo bem!

      Eliminar
  4. No escreveu nada sobre a escrita do autor....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristalina, rigorosa e muito, muito acessível.
      Recomendo!

      Eliminar